Em 1967, quase todos os de marca fabricantes de automóveis nacionais teve algum tipo de muscle car no mercado. Eles tinham grandes motores, chassis leve e eram caros. Plymouth percebeu que nenhuma empresa ofereceu um muscle car acessível que poderia correr para baixo da pista quarto de milha a 100 mph e custam menos de US $ 3.000. O 1968 Roadrunner faria exatamente isso, apelando para os entusiastas de carros de alto desempenho. Os 1968 e 1969 Roadrunners permaneceu basicamente o mesmo, além de algumas opções de agregado, mas havia algumas diferenças quando comparados lado a lado. Roadrunner Tema
Jack Smith é creditado com o design e conceito do primeiro Plymouth Roadrunner, que produziu em 1968. O corpo e chassis foram baseados em um mix dos projetos do Belvedere e Satellite, o B-corpo. Um pacote de esqueleto foi sugerido, oferecendo poucas opções e amenidades. Smith propôs o tema do carro de ser modelados segundo o caráter pássaro animado da série de desenho animado popular. Plymouth teve que pagar Warner Brothers US $ 50.000 para os direitos de uso do personagem, e investiu US $ 10.000 para desenvolver o único chifre "beep-beep". A produção começou em 1967, com os primeiros modelos que chegam para o mercado de 1968.
1968 Roadrunner Motor
1968 Roadrunner usou um motor de 383 polegadas cúbicas. O sistema de escape, cam, molas de válvulas, coletor e heads veio do Super motor 440 Commando, que deu a classificação 383 a 335 gross cavalos de potência e 425 libras-pé de torque. A transmissão manual de quatro marchas era padrão, com um opcional de 3 velocidades TorqueFlite automática. A suspensão foi reforçada com componentes pesados. O motor Hemi 426 polegadas cúbicas tornou-se uma opção para um adicional de US $ 714, e classificou 425 cavalos de potência. O motor de 383 modificada correu o quarto de milha em 13,4 segundos e atingir 105 mph. O 1968 Roadrunner realizado um preço base de $ 2.896, e 45.000 veículos foram vendidos naquele ano.
1968 Roadrunner Corpo design e funcionalidades
1968 Roadrunner inicial veio como um desenho cupê de 2 portas que tinha um poste central que divide as janelas traseiras e dianteiras. Um projeto hardtop foi introduzido no final do ano, e não tinha nenhum poste central. Decalques Roadrunner preto-e-branco foram instalados nos painéis do corpo. Rodas de aço, cromo porcas e pneus de corrida Redline eram padrão. Capô funcional colheres em um capuz lift-off se tornou padrão em meados de 1968. O carro não tinha brilho no caminho de acabamento cromado, painel de guardas, listras ou decorações pintura corporal.
1968 Roadrunner Interior
O Roadrunner interior 1968 teve alguns confortos e conforto, principalmente para reduzir o peso e custo. Assentos de pano veio de fábrica, sem nenhuma outra opção de material. O chão tinha tapetes de borracha no lugar do carpete. O shifter transmissão só tinha uma bota de borracha fixada para o chão, sem consola central. Bancos corridos de seis passageiros eram padrão. Rádios e ar condicionado não foram oferecidos como equipamento padrão, mas depois tornou-se opções.
1969 Motor
O motor Roadrunner 1969 permaneceu basicamente o mesmo, com o 383 modificada motor ea opção 426 Hemi. Um motor adicional foi oferecido em 1969 na forma da cúbico polegadas, modelo carburador 440 6-pack, que produzia 390 cavalos de potência. Esta opção adicional motor qualificou o carro para o Super Stock classe de corridas de carro. Plymouth vendeu 82.109 versões do modelo 1969, que foi escolhido o carro do Motor Trend do ano.
1969 de Design e Recursos
O ano modelo 1969 trouxe algumas mais conceitos para o exterior do carro, como a opção "Air Grabber". O Grabber Ar consistiu de condutas de ar aparafusadas ao lado de baixo do capuz que acompanha a dupla capô. O rectangular colheres pegou fora do ar e bateu-o na entrada de ar do carburador, sempre que uma alavanca painel foi ativado. O capuz removível saiu em fibra de vidro, completo com hold-down dos pinos. As lanternas traseiras receberam uma ligeira modificação do projeto, enquanto as aves decalques Roadrunner foram alteradas para todas as cores. O modelo 1969 foi oferecido em uma versão conversível em vez do cupê padrão.
1969 Interior
uma opção de 5 passageiros no local O 1969 oferece assentos, dos assentos duplos de bancada. Várias outras opções disponíveis, como carpetes e pacotes de acabamento de interiores especiais destinados a atrair um público mais velho de compradores. Os decalques foram redesenhados, mais uma vez que está sendo dado um tratamento full-color. A consola central entre os bancos dianteiros se tornaram disponíveis.