Também conhecido como o Datsun 280ZX, o Nissan 280ZX era um carro fabricado entre 1978 e 1983. Ele foi criado para ser o sucessor do Datsun Z, que durou apenas 5 anos. Em 1979, a Motor Trend nomeado o Nissan 280ZX o Import Car of the Year. Enquanto o carro foi ligeiramente populares nos Estados Unidos, a maioria Nissan 280ZXs vendido na Europa. Original Modelo
O primeiro Nissan 280ZX foi lançado no Japão em 1978, enquanto a versão americana saiu em novembro de 1979. O carro foi chamado de Datsun 280ZX na América, mas foi co-branded pela Nissan. No Japão, o carro ficou conhecido como o Fairlady Z. O carro tinha um motor L28 inline-6 e estava disponível em ambos a 2 - ou a versão de 4 lugares. A velocidade máxima do carro era 121 mph.
Melhorias
Enquanto o 280ZX manteve grande parte dos mesmos olhares como o modelo Z anterior, além do motor, o resto do carro foi completamente diferente. A diferença mais importante foi o corpo havia sido projetado aerodinamicamente. O 280ZX foi o primeiro carro já testado em um túnel de vento pela Nissan. Após esses testes, o novo modelo tinha um centro de gravidade mais baixo e uma melhor distribuição de peso do que os Z. Melhorias também foram feitas em travagem e de direcção. Finalmente, a extremidade traseira do carro foi estendida para acomodar um tanque de gasolina maior.
Debut e Análises
Enquanto o carro estreou com grandes vendas, o comentários não foram todos positivos. Enquanto algumas pessoas realmente gostei dos novos ajustes para o modelo, outros achavam o 280ZX faltava a esportividade do modelo Z anterior. Em 1980 e 1981, a Nissan introduziu telhados T-bar para o 2 - e modelos de 4 lugares, respectivamente. Isto significa que a cobertura tinha dois painéis que podem ser removidos. Isso permitiu que o motorista se sentir como se estivesse em um conversível, mas não deu proteção em caso de capotamento.
Turbocompressor
O próximo passo na evolução da Nissan 280ZX foi a introdução de um modelo turbo em 1981 nos Estados Unidos. Na época, este foi o mais rápido das importações japonesas no mercado norte-americano, e em terceiro, atrás de dois modelos da Porsche para o carro mais rápido disponível nos Estados Unidos. Os modelos japoneses saíram em versões automáticas e 5-velocidade transmissão manual.
Final Modelo
Nissan interromperam o 280ZX, em 1984, substituindo-o com o Nissan 300ZX. Os modelos mais antigos do carro envelheceu mal e Guia do Consumidor disse que o carro não tinha "alma" em um teste de estrada de 1981. O carro não poderia competir com as vendas de outros carros esportivos, como um novo modelo da Alfa Romeo. No entanto, o 280ZX ainda tem valor hoje em dia, e atraiu celebridades como Paul Newman, um grande defensor para o carro, que apareceu em comerciais e é usado para corrida.