História da Ford Y-Block
A Ford Y-block é um motor V8. A Ford Motor Company introduziu este motor de pistão válvula de sobrecarga em 1954 como um substituto para o motor Ford Flathead, que era um motor de side-valvulado. O bloco Y durou até o início dos anos 1960 para os automóveis e os meados da década de 1960, em caminhões. A 239 cu
O primeiro motor Y-block foi o 239 cu. Os principais objetivos deste novo motor eram melhores deslocamentos e taxa de compressão. Chama-se num bloco de Y, porque o motor tinha contornando profunda. Este Plintos o olhar do motor como um Y. Os 239 cu tinha 130 cavalos de potência, uma grande melhoria em relação ao Flathead. Quando comparado com os motores V8 da Chevrolet com o mesmo tempo, o bloco Y tiveram melhor desempenho na maioria das áreas.
Problemas
O motor Y-block teve problemas com lubrificação em os eixos oscilantes. Porque o petróleo passou primeiro através dos mancais do virabrequim e cramshaft antes de chegar aos eixos oscilantes, às vezes não conseguimos óleo suficiente para os eixos de foguetes. Outro problema é o deslocamento limite. O bloco Y era muito tenso e pequeno para um V8 ea eventual adição de luxos como direção hidráulica e freios minou muito o poder longe do motor.
Próximas versões
Uma das vantagens do bloco-Y é o seu baixo custo de produção. Ele tinha menos do que núcleos de fundição a Flathead, tornando o fabrico do motor mais rentável. Ford próxima produzido 256 e 272 motores cu através da implementação de um aumento de diâmetro. A maior parte do Ford normal na altura usou o motor 272 cu. Além disso, a partir de 1954, a Ford Y-block também foi usado em carros Mercury.
A 292 cu
Em 1955, a Ford trouxe o 292 cu Y- bloquear. Ao utilizar pela primeira vez em Mercury, o Thunderbird e outros Fords mais caro, o motor cu 292 tornou-se uma opção para todos os Fords em 1956. Os cu 292 também se tornou um motor popular em Ford caminhões. Este motor V8 também se tornou popular em países como Austrália e Argentina. Muitos entusiastas do carro iria passar a utilizar o bloco de motor 292 e desligar a corrente eléctrica, o que tornaria o motor ainda mais durável.
Fim da Y-block
o
O último modelo do bloco Y foi o 312 cu, que a Ford começou a produzir em 1956. O 312 foi o motor Y-block mais avançada, ostentando distribuidor avanço centrífugo, a versão mais recente do carburador e grandes colectores de escape com configuração ingestão melhorada. O bloco Y viria a ser substituído pelo motor Ford FE eo motor de Windsor. O ano passado, a Ford usou o bloco Y em novos modelos era 1964.