Estação vagões foram inventados em torno do mesmo tempo que o próprio automóvel. Os primeiros veículos de uso misto, chamado depósito hacks, foram utilizadas como veículos de transporte nas estações de trem para transportar bagagem. O nome da estação vagão evoluiu no final de 1920 e veio do fato de que eles eram vagões na estação. Ford saiu com seu primeiro vagão da estação em 1929. Primeiro Station Wagons
Ford comercializou o primeiro vagão da estação como um veículo comercial leve. A empresa logo se tornou o líder de produção na década de 1930, embora a percentagem de station wagons vendidos foi pequeno se comparado com outros carros. Os primeiros veículos de uso misto tinha muitos problemas, pois eles eram barulhentos e correntes de ar, e os assentos não eram confortáveis. Eles também eram caros.
Post World War II
Durante a Segunda Guerra Mundial, Eugene Gregorie e Ross Cousins começou a desenhar um novo veículo que se tornaria o Country Squire. O Baby Boom após a guerra impulsionou as vendas de veículos de uso misto. Como o tamanho da família cresceu, os pais precisavam de um carro maior para transportar todos juntos. Ford trocou faixas de marketing e começou a anunciar a perua como um veículo utilitário família, tão cedo quanto 1947.
Melhorias
Para reduzir o ruído, a Ford projetou um corpo de aço para a nova station wagon com um telhado de metal sólido. As laterais eram feitas de painéis de mogno, aparado em bétula ou bordo. O modelo de 1949 contou com uma porta traseira de madeira que desceu, e um painel de janela de metal-moldado que levantou. Este viria a ser o padrão da indústria para wagon styling estação.
The Country Squire
Em 1950, o departamento de marketing da Ford rebatizou a station wagon do Country Squire, embora o carro em si não tem um nome. A grande inovação desse ano foi o aumento da flexibilidade em estar. Modelos anteriores tinham um banco dianteiro fixo e assentos que só poderiam ser removidas com ferramentas de volta. O novo Country Squire apresentou um banco central rebatível e um banco traseiro que pode ser retirado mais facilmente. O preço inicial foi de pouco mais de US $ 2.000.
Vagões Compact
A indústria automobilística apresentou o novo conceito de wagons compactos na década de 1960. Wagon compacta da Ford foi chamado de Falcon. Estação de médio porte vagões, conhecidos como intermediários ou sênior estação compacta vagões, também apareceu na década de 1960. O Ford Fairlane preenchido este nicho.
Desaparecimento
Station Wagons começaram a desaparecer na década de 1970. O embargo do petróleo árabe levou as pessoas a repensar o tamanho de seus veículos. Rigorosas normas de emissões também afetou as vendas de carros de grande porte. Na década de 1980, a minivan substituiu a perua como o carro da família de escolha. Ford continuou a produzir veículos de uso misto e desfrutava de um grau de sucesso com o Country Squire eo vagão Taurus. A produção do Country Squire terminou em 1991. Em 2006, Ford descontinuou o vagão Taurus em favor de um novo veículo utilitário esportivo, que leva o nome Taurus.