British montadora Jaguar Cars Ltd. tem vindo a fabricar carros com o nome Jaguar desde 1935. A empresa foi fundada em 1922 por William Walmsley e Sir William Lyons como Swallow Sidecar Company. Desde então, a empresa produziu uma série de esportes notáveis e carros de luxo. Modelos originais
Os modelos originais Jaguar foram a SS90 ea SS100. A SS90 foi vendido pela primeira vez em 1935 e contou com um motor de 6 cilindros com uma potência de 68 cavalos de potência. Desde a sua introdução, o SS90 reuniu-se com reações mistas. Enquanto muitas pessoas elogiaram o estilo do carro, era geralmente pensado para ser underpowered.Jaguar introduziu o SS100, um ano depois, na tentativa de produzir um carro cujo desempenho corresponde a sua aparência. O SS100 contou com um 100 cavalos de potência do motor de 6 cilindros, bem como uma série de novos recursos de desempenho, incluindo carburadores duplos e engrenagens sincronizadas. O SS100 foi produzido até 1940.
Início Jaguars
Após a Segunda Guerra Mundial, a Jaguar fez um nome para si mesmo como um produtor de carros elegantes e de alto desempenho. Em 1948, a empresa introduziu o XK120 roadster. O nome do carro que se refere à sua velocidade máxima de 120 mph, o que estabeleceu um novo recorde mundial de velocidade para um carro de produção. O XK120 contou com um motor dianteiro /layout de tração traseira e tem potência de 3,4 litros do Jaguar XK motor de 6 cilindros. O carro foi um sucesso, ganhando várias corridas e atraindo o patrocínio de celebridades ao redor do mundo.O XK140 seguido em 1954, assim como o XK150 em 1957.
Primeiros carros de luxo
Enquanto isso, Jaguar continuou a produzir carros de luxo. O Mark V foi vendido pela primeira vez em 1948 e foi sucedido por todo o caminho para um modelo de marca X em 1970. Estes carros foram concebidos e comercializados como carros de luxo ultra-premium e foram consistentemente entre os carros mais caros e exclusivos disponíveis. Em meados da década de 1950, os carros da Jaguar foram reconhecidos por suas sugestões nomeando distintos, como uma grade cromada eo emblema saltando jaguar. Através dos anos 1950 e 1960, carros de luxo Jaguar crescia com cada um redesign que passa, chegando a mais de 200 cm de comprimento por 1970.
Posteriores Sports Cars
de 1961, a Jaguar apresentou o carro esportivo E-Type. Produzido até 1975, o E-Type foi oferecido com uma série de in-line motores de 6 cilindros e até mesmo 5,3-litros V12 no final de sua corrida. Oferecido como um cupê e conversível, o E-Type normalmente classificado entre os melhores carros desportivos disponíveis em termos de aparência e desempenho. Tornou-se um dos mais carros esportivos colecionáveis já produzidos. O E-Type foi substituída em 1976 pela Jaguar XJS, que trouxe requintes de luxo para o segmento de carro esportivo e pode ser mais corretamente classificado como um carro de turismo. Ainda assim, os XJS, disponíveis com o mesmo motor V12 como o E-Type, continuou a tradição dos carros de alta performance da Jaguar.
Posteriores modelos de luxo
1968, a Jaguar apresentou sua série X de carros de luxo. Estes incluíam o XJ6, XJ12 e XJ8 (com nomes designando o número de cilindros do motor). Na produção contínua desde 1968, a Série X de sedans de luxo competiram diretamente com os fabricantes de automóveis de luxo, como Rolls Royce, Bentley e Mercedes-Benz.In a Série X, Jaguar trouxe muitas características de luxo para seus carros, que mais tarde se tornariam comuns. Direção hidráulica, novos materiais de fabricação e displays digitais todos apareceram na série X antes de fazer seu caminho para outros modelos.
Atual Lineup
Atualmente, Jaguar produz quatro modelos distintos . O carro esportivo XK está disponível como cupê e conversível de alto desempenho. XJ da Jaguar preenche o papel de um modelo de luxo full-size carro-chefe. O XF é um mid-size "carro executivo" construído em maior número do que quer o XK e XJ. Completando o lineup é o compacto X-Type, um nível de entrada Jaguar, que ainda está entre o nível superior de carros de luxo disponíveis hoje.