Oldsmobile Cutlass produziu o de alguma forma 1961-1998. A empresa usou o nome Cutlass em uma variedade de automóveis, incluindo carros compactos, carros de luxo e peruas, que geralmente não é feito na indústria automobilística. Com uma reputação de vender carros de qualidade, possuindo um Oldsmobile tornou-se um símbolo de status para a classe média. O Cutlass foi um dos vendedores mais populares da Oldsmobile. Primeiro Cutlass
Designer Irving Rybicki começou a trabalhar em um novo design para um carro compacto em 1957. Oldsmobile lançou o primeiro Cutlass em 1961 para competir com o Dodge Lancer e Mercury Comet. Era um veículo pequeno, conhecido como "um carro compacto", e foi o primeiro carro produzido na nova plataforma monobloco de um corpo de GM conhecido como F-85. Era o modelo mais pequeno e menos dispendioso na linha de produtos Oldsmobile. O Cutlass se tornou um dos modelos mais vendidos na década de 1960, em parte porque tantos carros diferentes foram vendidos sob o nome Cutlass.
Opções
1961 Cutlass foi disponível com duas ou quatro portas, ou o comprador pode escolher uma station wagon. Ele tinha um motor V-8 que poderia produzir 155 cavalos de potência, e tinha um "bloco de poder" opcional que iria aumentar a produção para 185 cavalos de potência.
Mudanças
Em 1962 introduziu o Oldsmobile Cutlass Turbo Jetfire, que se tornou o primeiro carro turbo já produziu. Dois anos mais tarde, a GM começou a produzir um modelo de um corpo maior, fazendo com que o cutelo maior do que a versão original para competir com o Fairlane. Em 1968, o Cutlass experimentou grandes mudanças de estilo de corpo que iria permanecer no local até 1972.
442
Oldsmobile introduziu o "pacote de 442" no Cutlass em 1964. O termo originalmente significava um carburador de corpo quádruplo, a transmissão de quatro velocidades e dupla saída de escape. De 1968 a 1971, o 442 foi o seu próprio modelo, em 1972, a 442 revertido para uma opção Cutlass
1970
Na década de 1970 a GM produziu o Cutlass no. nova "Colunata" Uma plataforma. Novos modelos incluíram o Cutlass S, Cutlass Supreme eo Vista Cruiser station wagon. Em 1976, o Cutlass foi o carro mais vendido dos Estados Unidos.
1980
Vários novos modelos usou o nome Cutlass na década de 1980, incluindo o Cutlass Ciera eo Cutlass Calais. No entanto, com tantos modelos diferentes, todos conhecidos como "Cutlass", tornou-se confuso para o consumidor.
1990
Em 1997 Oldsmobile Cutlass reviveu o nome original em um modelo para competir com o Chevy Malibu. (Substituiu o Cutlass Ciera.) O nome Cutlass não foi utilizado após 1998, quando introduziu o Oldsmobile Alero para substituí-lo. Cinco anos mais tarde, a própria Oldsmobile foi descontinuado como uma marca GM.