A história dos carros compactos é a história da engenharia, tanto para a economia de combustível e baixo custo. "Compacto" é um termo americano usado para descrever um carro menor do que um sedã de médio porte. A história dos carros compactos remonta ao início da era do automóvel e acaba com os carros modernos de produção com foco no baixo custo de aquisição, segurança e economia de combustível. Micro caros
projetos iniciais de carros muito pequenos, muito acessíveis que usavam muito pouco combustível começou após a Segunda Guerra Mundial. Microcars, ou carros bolha, havia três ou quatro rodas, veículos que geralmente tinham dois lugares: um para o motorista e outro para o passageiro. Alguns destes carros colocados os lugares ao lado uns dos outros, e outros, o passageiro colocado atrás do condutor. Os primeiros fabricantes de microcarros incluído Messerschmidt, BMW, Raio de Sol e Singer.
Citroën 2CV
Um dos primeiros carros compactos bem sucedidos comercialmente foi o Citroen , n 2CV. Produzidos desde 1949 até 1990, o 2CV tem um dos mais longos períodos de produção na história automotiva. O 2CV original usado um motor de 375cc refrigerado a ar. O modelo original produzido nove cavalos de potência e pode atingir uma velocidade máxima de 40 mph. Não seria até 1981 que um 2CV teria um motor grande o suficiente para uma condução segura em Estados Unidos rodovias. Embora fosse acessível e pode acomodar quatro adultos, o 2CV foi o alvo de muitas piadas, incluindo uma sugerindo que o 2CV poderia fazer zero a 60 "em um dia."
Chevrolet Corvair
O Chevrolet Corvair era uma incursão americana precoce no mercado de carros compactos. Introduzido em 1960, o Corvair ostentava um montado na traseira, motor refrigerado a ar de 140 polegadas cúbicas que produzia 80 cavalos de potência. O motor mais tarde foi substituído por um modelo de 95 cavalos de potência. O Corvair tinha a intenção de mostrar a tecnologia de suspensão moderna e de ser um carro pequeno de baixo custo que foi divertido de conduzir. No entanto, falhas de engenharia na suspensão resultou no livro infame "Inseguro a Qualquer Velocidade", de Ralph Nader.
Volkswagen Rabbit
O coelho VW foi o primeiro compacto hatchback de ser bem recebido no mercado americano. Introduzido em 1975, com um motor que produziu escassos 70 cavalos de potência, ele teve desempenho razoável com decente economia de combustível e conforto. Volkswagen começou a oferecer um modelo diesel que tem a economia de combustível incrível, mas só poderia alcançar 48 cv de potência. Em 1985, o Coelho passou a se chamar Golf na América do Norte.
Datsun Ensolarado
O Datsun Sunny, vendido como o B310 na América do Norte, foi um dos primeiros carros compactos japoneses a ser vendido nos Estados Unidos. Produzido 1977-1981, ele veio em uma série de estilos de carroceria, incluindo um sedã de quatro portas e wagon, e um cupê de duas portas e wagon. Dependendo do modelo, ele usava ou um motor de quatro cilindros 1397cc ou um motor de quatro cilindros 1171cc.
Daewoo Matiz
Daewoo introduziu o Matiz, em 1998, com muito fanfarra. Foi desenhado por Giorgetto Guigiaro, e como tal tinha um apelo visual único. O Matiz usava um motor de 796cc que poderiam atingir uma velocidade máxima de cerca de 90 mph. Fez zero a 60 em um respeitável (para um motor de três cilindros de 796cc) 17 segundos. O estilo de corpo original Matiz foi mudado esteticamente em 2003.As de 2009, o Matiz é produzido por um número de fabricantes que licenciam o design do carro. Fabricantes incluem Formosa Motors em Taiwan e Chevrolet, que re-marca do carro do "Faísca" e vende o carro na Europa, América do Sul e Ásia.
Smart Car
O microcar renasceu em 1998 com a produção do inteligente. O Smart é projetado pelo relojoeiro suíço Swatch e produzido pela Mercedes-Benz. O Smart é um projeto do carro muito incomum, que possui dois assentos e um design hatchback de três portas. Com painéis de carroceria de plástico que são substituível pelo usuário e recicláveis, o carro apresenta uma série de design de vanguarda carro verde. Ele ostenta um motor de um litro, que produz 78 cavalos de potência, o que faz com que um carro esta luz alegre e divertido de conduzir. Carros inteligentes são distribuídos na América do Norte pela Penske Automotive.