Vs Classic. Mini Cooper
O Mini é um ícone mundial de eficiência, exclusividade e diversão. Ele tem desfrutado de anos de popularidade desde a sua criação em 1959, tornando-se um ícone cultural na década de 1960. O Mini foi desenvolvido para corridas de rally em 1960, o modelo resultante é conhecido como o Mini Cooper. História
Quando o Canal de Suez Crisis de 1956 gasolina causou racionamento na Grã-Bretanha, os carros menores se tornou muito popular. Em resposta a isso, Sir Alex Issigonis, um designer no British Motor Corporation (BMC), desenvolvido, um automóvel econômico muito pequena. Começando a vida em 1959 como o Austin Seven e Morris Mini-Minor, ambos os modelos se tornou conhecido nos últimos anos como o Mini clássico.
Recursos
As características únicas de design incluído liga o motor de lado sob o capô. Conhecida como a colocação "leste-oeste", permitiu um menor front end. Além disso, a transmissão foi localizado por baixo do motor, que libertou o espaço na cabine do veículo. Também contribuem para o espaço da cabine era tração dianteira, que eliminou a "corcunda" no meio do carro precisava para aparelhos de trem de tração traseira. Com todo este espaço salvo, quatro adultos podem andar confortavelmente no automóvel.
Os carros eram fáceis de manusear e divertido de conduzir por causa de um sistema de suspensão independente nas quatro rodas que cones de borracha utilizados em vez de molas de aço. Além disso, as rodas do carro estavam muito perto dos cantos, dando a estabilidade do carro.
Cooper edição
edições especiais de rali do carro entrou no Monte Carlo competição estrada rali em 1960, mas eles estavam longe de ser os vencedores. John Cooper, uma lenda projetista de carros de corrida, era um amigo de Issigonis. Sua equipe tinha acabado de ganhar o Campeonato Mundial de Condução e Cooper sugeriu que ele poderia dar ao motor Mini mais poder. Cooper convencido de gestão da BMC para lhe permitir fazê-lo. O resultado foi o Austin Mini Cooper e do Morris Mini Cooper, ambos introduzidos em 1961. Estes modelos passou a ganhar os ralis de Monte Carlo em 1964, 1965 e 1967.
Melhorias
O modelo original Mini Cooper tinha o dobro da potência (68 cv) de o Mini clássico, com um motor maior, carburadores duplos e uma caixa de velocidades mais-ratio. O Mini Cooper S, lançado em 1963, tinha um motor ainda mais potente e freios a disco. Além de usá-los para corridas, BMC oferece-los ao público, bem como com grande sucesso.
BMW
BMC se tornou British Leyland e, em seguida, o Grupo Rover. Em 1994, a fabricante de automóveis alemã BMW adquiriu o Grupo Rover. Em 1996, a BMW anunciou um redesenho do Mini para o novo milénio. A última da BMC Minis saiu da linha de montagem no início de 2000, com o novo redesign BMW entrar no mercado britânico no final daquele ano.
Os novos modelos eram muito maiores do que a geração anterior, mas um enorme sucesso, bem . Foi introduzido no mercado de automóveis nos EUA em 2002. BMW parece estar aderindo ao espírito do Mini em oferecer muitos acessórios e modelos derivados. Em 2009 houve um Mini Cooper, um Mini Cooper S, um elétrico Mini E, um conversível, um Clubman estendida de comprimento e um Mini Coupé de dois lugares.