O Ford Mustang Cobra R é uma versão enxuta, corrida orientada da Cobra de alto desempenho. A Cobra R foi produzido em número limitado (menos de 700 combinado) em três anos, modelo: 1993, 1995 e 2000. História
A Cobra R foi produzido como um "Mustang do piloto," pretende ser uma versão crua, track-oriented da Ford Especial Equipe Veículos (SVT) Mustang Cobra, ele próprio um modelo de alto desempenho que o padrão Mustang GT. SVT Cobra R projetou a ter um equipamento de conforto mínimo e componentes do veículo atualizado para corridas.
Redução de peso
Para reduzir o peso do veículo, as seguintes peças foram retiradas de ou nunca instalado na Cobra R: ar condicionado, sistema de rádio, banco traseiro e suportes de cintos de segurança, isolamento acústico, vidros elétricos e travas das portas, faróis de neblina, e várias peças de acabamento e selante
Mais potência
1993 Cobra R só tinha um radiador maior e radiador de óleo para ajudar o seu motor de executar, mas a 1995 e 2000 Cobra Rs ambos tinham motores V8 maiores (5.8L e 5.4L para 1995 para 2000) com componentes atualizados, tais como novas cabeças, comando de válvulas, entradas e escapamentos, bem como transmissões configurados para lidar com o poder extra. O Cobra 2000 R era o motor mais atualizado significativamente, produzindo 385 cavalos de potência (em comparação com 320 para o padrão Mustang GT).
Racetrack Pronto
SVT Cobra R projetou o estar pronto para corrida com modificações adicionais mínimos. A suspensão e os componentes de freio foram atualizados com molas mais duras e amortecedores mais grossos, barras estabilizadoras, os pontos de montagem reforçada, freios de alta performance com dutos de refrigeração e muito mais. O Cobra 2000 R também contou com uma suspensão traseira independente (IRS), uma característica incomum para Mustangs, que tradicionalmente tem uma suspensão traseira sólida eixos.
Concorrência licença necessária?
A 1995 Cobra R só pode ser vendido para compradores que tinham uma licença a concorrência de um organismo de certificação, como o Sports Car Club of America (SCCA). Isso foi feito, em parte, para incentivar os compradores a usar seu Cobra Rs em competição em vez de colocá-los em armazenamento como "carros de colecionador", o que tinha acontecido com o 1993 Cobra R.
Desempenho
2000 Cobra R foi programado por Car & Driver como tendo um prazo de 0-60 de 4,7 segundos, e correu o quarto de milha em 13,2 segundos a 110 mph. A velocidade máxima foi de cerca de 170 mph. Skidpad aderência foi medida em 1.01G.