Antes do motor de combustão interna, carruagens puxadas por cavalos eram geralmente equipado com atuadas, borracha freios a disco sapato cabo para ajudar a estabilizar o carro, quando os cavalos abrandado. O aumento da velocidade habilitado pelo advento de motores elétricos, motores a vapor e gasolina trouxe consigo um aumento da demanda por energia e consistência de frenagem. Genesis
Ransom E. Olds abriu as portas para a Olds Motor Company em 1897, com a única intenção de produzir o primeiro produzido em massa, de baixo preço do carro nos Estados Unidos. Primeiro carro Olds "era capaz de um estrondoso 14 mph, o que exigiu um sistema de travagem mais potente do que os tipos de buggy usados em automóveis contemporâneos. No entanto, sua missão exigia um barato. Olds resolvido o problema envolvendo uma tira de aço muito tempo em torno de um tambor ligado ao eixo. A tira foi ligada ao chassis em uma extremidade e a alavanca do travão de mão actuado no outro. Quando o motorista puxou a alavanca, a faixa apertada a tira sobre o tambor e desacelerou o carro.
Tambor Freios
A próxima evolução em freios não era tanto de um cartão como foi materiais, e, na verdade, representam um tipo de regressão. Enquanto freio a tambor externo Olds "foi bastante poderoso, rapidamente revelou sua falha fatal - porque o tambor foi exposto à sujeira e água, muitas vezes escorregar quando molhado e desgastou muito rapidamente. Os fabricantes de automóveis devolvido para travões de tambor interno do tipo carrinho, em que o tambor é oco e utiliza um conjunto de calçado no interior para pressionar contra a sua superfície interna. No entanto, os avanços na ciência de materiais fabricantes autorizados a afastar-se dos inadequados pastilhas de freio de borracha, uma vez utilizados, pastilhas de freio semi-orgânicos e amianto durou mais tempo e funcionou melhor. Este projeto permaneceu dominante em os EUA até meados da década de 1970, quando os freios a disco entrou em cena.
Hydraulic Brakes
Em 1918, um jovem engenheiro promissor chamado Malcolm Lougheed (que mais tarde mudou seu nome para Lockheed e fundou a empresa de aeronaves homônimo) projetou um sistema de freio hidráulico para uso em automóveis. Freios anteriores cabo-atuado eram propensos a degola e apreensão quando corroído, e assegurar a aplicação de frenagem em todas as quatro rodas ao mesmo tempo era quase impossível. Freios hidráulicos eram mais fáceis de modular, e forneceu mais força por centímetro quadrado do que os sistemas mecânicos.
Anti-Lock Brakes
Anti-bloqueio de travagem sentido sistemas quando uma roda parar movimento (locks na travagem), e reduzir a pressão do freio para que a roda até que ele começa a girar novamente. Embora os sistemas de travagem anti-bloqueio foram desenvolvidos pelo francês aeronave engenheiro Gabriel Voisin, em 1929, os sistemas anti-bloqueio eletrônico como os conhecemos hoje, não foram introduzidas até que o sistema Bendix "Brake Claro", usada em 1971 Chrysler Imperials e "Trackmaster" da GM equivalente utilizado em Caddies de tração traseira.
sistemas de controle de estabilidade de controle de estabilidade
usar a entrada do volante, guinada (movimento lateral), sensores e sensores de suspensão para determinar onde o motorista quer o carro para ir em relação ao que ele está realmente fazendo. Se o computador determina o carro é excessivamente subviragem ou sobreviragem, ele vai aplicar a força de frenagem para os pneus do lado de dentro da curva para virar o carro mais nítida ou fora do turno para endireitá-la. Mitsibishi introduziu os primeiros sistemas de controle de estabilidade em sua 1990 Diamante, e uma parceria Mercedes /Bosch aperfeiçoou um sistema semelhante em 1995. Sistemas de controle de estabilidade mais modernos são baseados no Mercedes /Bosch design.