The 1986 Pontiac Fiero foi uma corajosa, de dois lugares, carro esportivo de motor central produzido pela divisão Pontiac da General Motors. O carro nunca foi totalmente abraçada pela GM. Embora fosse rentável, todo ciclo de produção da Fiero durou apenas 1984-1988. O Fiero foi desenvolvido, em parte, para proporcionar ao público automobilismo com um baixo consumo de combustível alternativo de carros esportivos de dois lugares Chevrolet Corvette da GM. Por Cheap
Devido a restrições orçamentárias e, talvez por causa de seu status enteado da General Motors, em 1986 Fiero, como o outro ano-modelo Fieros foi remendada com peças de outros carros da GM. Suspensão dianteira da Fiero veio do Chevrolet Chevette e os componentes de retaguarda veio do Pontiac Phoenix e Chevy citação. O ponto brilhante para 1986 foi a introdução do fastback Fiero GT, que era uma versão mais elegante do notchback padrão.
A Rare Breed
O Fiero foi uma rara raça entre Pontiacs. Foi o primeiro verdadeiro carro esportivo da Pontiac. Ele também contou com painéis de carroceria de plástico (o que era uma raridade entre os carros da época) para reduzir o peso. No entanto, a administração da GM percebeu a Fiero como uma má idéia, porque não queria que dois carros de dois lugares GM esportivos no mercado, de acordo com Welovepontiacs.com e Ateupwithmotor.com. Administração da GM não previu a popularidade crescente do two-seater Toyota MR2, que estreou em 1984, ou o Mazda Miata, que foi lançado em 1989.
Especificações
O notchback 1986 Fiero foi leve, com o seu peso na calçada um pouco menos de 2.600 libras. Ele se sentou em uma curta distância entre eixos 93,4 polegadas e medido apenas 160,3 centímetros de comprimento. O interior era um ajuste apertado, então um casal em um passeio de domingo não seria de esperar para tomar o seu cão. O espaço de carga é nula; bolsa das senhoras pode caber no porta-malas
Poder e Performance
1986 Pontiac Fiero veio com duas opções de motor: um 92 -. potência de 2,5 litros Tecnologia IV quatro cilindros em linha ou um 140-cavalo-vapor 2.8-litro L44 V-6. O motor de Tecnologia IV foi combinado com uma transmissão manual de cinco velocidades Isuzu. O poder do V-6 foi transmitida através de um manual de quatro velocidades Muncie e mais tarde uma transmissão Getrag de cinco velocidades. A automática de três velocidades também estava disponível. O Fiero alimentado pela inline-quatro alcançaram 27 milhas por galão na cidade e 40 na estrada.
Tipos
O modelo 1986 foi oferecido no notchback de base Fiero, o Sport, o SE de quatro cilindros, o V-6 SE eo fastback GT. Todos os Fieros pode ser encomendado com um interior de pano, vidros elétricos, travas e espelhos, ar-condicionado, teto solar, duplo escape, spoiler traseiro e controle de cruzeiro. Todos os modelos, exceto o GT, apresentou o mesmo estilo de corpo, com um capuz plana, faróis escamoteáveis, moldagem de corpo lateral e rodas de liga leve esportivas de cinco estrelas. O GT tinha um nariz mais longo, teto diferente e contou com um spoiler traseiro padrão, suspensão atualizada e um sistema de exaustão especial.
Produção
Um total de 83.974 Fieros foram produzidos em 1986. O Fiero SE, alimentado tanto pela inline-quatro ou V-6, vendeu 32.305 unidades. O modelo Sport numerada 24886 e 17660 GTs foram vendidos.