Saab AB - ou Saab - é um fabricante de automóveis sueco que foi originalmente fundada como uma fabricante de aeronaves. Ao longo dos anos, a empresa foi comprada e vendida por empresas suecas e americanas. Saab tem uma filosofia de construção de carros confortáveis "construídas em torno do condutor", segundo o site da empresa. Saab quer que seus automóveis para se sentir menos como um carro e mais parecido com o cockpit de um avião. História
Saab foi fundada originalmente em 1937 como parte de avião fabricante para a Força Aérea Sueca. Em 1949, a empresa aeroespacial completaram o primeiro carro Saab. De acordo com o site da empresa, o primeiro automóvel da Saab foi elaborado por 16 engenheiros de aeronaves - 15 das quais não tinha carteira de motorista. Falta de conhecimento automotivo inerente da empresa fez carros Saab produtos originais que ofereciam "Clean, linhas aerodinâmicas, eficiência e funcionalidade, e inovações para além do que as pessoas esperam de um carro."
Produção Antecipada
primeiro veículo de produção
da Saab foi o 92, que tinha um baixo coeficiente de arrasto - ou menos resistência ao vento - fazendo com que o automóvel relativamente aerodinâmico para o seu dia. Em 1955, a Saab lançou um modelo de acompanhamento, o 93. A 93 contou com um "perfil distinto fastback" e um de 33 cavalos de potência, motor de 2 tempos. Como a década de 1950 veio e se foi, a Saab também haviam introduzido uma série de veículos de esportes - o Grand Turismo 750 -., Bem como de um vagão de 7 lugares
ganhando popularidade americano
Durante a década de 1980, os veículos com motor turbo da Saab começou a atrair compradores norte-americanos que, de acordo com Edmunds Inc., eram principalmente jovens profissionais. Durante os anos 1980, a Saab apresentou os 900 Turbo Aero, tornando-se a primeira empresa no mundo a introduzir um motor turbo de 16 válvulas em um automóvel, de acordo com Edwards Inc. Saab também apresentou um conversível 900-série.
General Motors
General Motors (GM) adquiriu metade da divisão automotiva da Saab em 1990. Com GM no comando, os veículos foram redesenhados e equipados com "um bando de características de segurança de ponta", como afirmado por Edmunds Inc. Durante a década de 1990 Saab também introduziu um sedan de quatro portas, que também carregava uma infinidade de novos recursos, como assentos ventilados e recursos de segurança de proteção no pescoço. Pelo novo século, a General Motors tinha comprado a metade restante da marca Saab.
2000 and Beyond
Com problemas financeiros da indústria automotiva em meados dos anos 2000, General Motors começou a descarregar várias marcas, incluindo a Saab. Em 27 de janeiro de 2010, foi anunciado que a Saab foi vendida para a Spyker Cars, fabricante holandesa de veículos. De acordo com o LA Times, Spyker Cars afirmou que iria formar um novo ramo da empresa chamada Saab Spyker Automobiles, continuando assim a linha de produtos da Saab.