O clássico Pontiac GTO foi um dos mais populares carros do músculo durante uma época em muscle cars dominavam o mercado. O clássico GTO --- apesar de muito popular --- também não levou em conta os padrões modernos de eficiência e ganhou o título por alguns como "gás, pneus e petróleo", tendo em conta o enorme respeito desses materiais que o GTO queimado durante a condução. Anos de Produção
A vida útil do GTO foi relativamente longo em comparação com muitos dos seus homólogos. A produção durou 10 anos, e começou em 1964, não cessando até 1974. Apesar de todos os modelos eram famosos e bem conhecido, o GTO Judge 1969 tornou-se a versão mais famosa e modelo do GTO a ser produzido.
Designers
O conceito original de o carro GTO, de acordo com Jim Wangers --- o gerente de marketing da Pontiac, durante o tempo da criação do GTO --- foi Russell Gee, um engenheiro de Pontiac, Bill Collins, designer de chassis, e John DeLorean, um outro engenheiro da Pontiac. Wangers confirma isso em sua autobiografia, "Glory Days", onde ele discute o famoso muscle car.
1964 GTO
O clássico 1964 GTO foi o modelo original para GTO e muito longe do modelo mais desportivo e mais elegante que foi desenvolvido muito mais tarde. Este modelo veio com um 6.4L 389 polegadas cúbicas V8 que tinha 325 cavalos de potência. Operando um shifter Hurst, a transmissão manual do GTO tinha 3 velocidades. As vendas foram considerável para um primeiro modelo de edição, como eles vendidos como modelos estimados 32.450 --- com um preço de US $ 4.500 para pacotes que incluíam todas as opções.
1969 Juiz
O Juiz de 1969 foi a versão mais conhecida do GTO produzido e é extremamente popular entre os colecionadores. A grade, bem como a lanterna traseira, foram ligeiramente revista a partir da edição anterior 1968 --- dando-lhe uma aparência mais desportiva. A chave de ignição também foi transferida neste modelo de ---, bem como todos os modelos futuros --- à coluna de direcção. Todos os modelos anteriores tinham uma chave de ignição no painel.
1974 Edição
O GTO 1974 foi o último ano de produção. O carro teve um olhar muito diferente e parecia semelhante ao Chevrolet Nova. O carro veio com um motor V8 5.7L que possuía 200 HP. Ele veio em um sedan, bem como modelo hatchback. Devido às velocidades mais baixas e impopularidade da aparência do modelo 1974, que gozava de vendas pobres ---, totalizando 7.058 --- e foi descontinuado.