O motor B20 Honda é o maior de família de motores, que foram produzidos principalmente na década de 1990 da empresa B. Foi usado no CR-V e os japoneses no mercado Orthia station wagon. É uma câmara de design naturalmente aspirado, dupla cabeça (DOHC) movido a gasolina sem chumbo. Ao contrário de alguns motores da série B, a B20 não está equipado com VTEC (Variable Valve Timing and Lift Electronic Control). No entanto, um bloco B20 pode ser combinado com uma cabeça de cilindro VTEC para criar um motor de 2,0 litros VTEC poderoso. Descrição e Aplicações
A in-line, B20 de quatro cilindros deslocados 1.973 cc, ou cerca de 2,0 litros, com um diâmetro interno de 3,31 polegadas (84 mm) e um comprimento de curso de 3,50 polegadas (89 mm). Depreende-se em duas versões. O primeiro, conhecido como o B20B, estreou em 1996 e fez sua primeira aparição dos EUA no 1997 Honda CR-V. Ele correu com uma taxa de compressão de 8.8:1. A 98 CR-V tinha o mesmo motor.
Para os '99 a '01 anos modelo, taxa de compressão do motor foi aumentada para 9,6:1 ea cabeça do cilindro foi modificado, resultando em muito mais energia. Esta versão foi conhecida como a B20Z no mercado americano, enquanto que para o mercado japonês, o motor continuou a ser chamado de "B20B". Ambas as versões tiveram diagnóstico a bordo OBD II.
Desempenho
A primeira versão do motor B20 produziu 126 cavalos de potência a 5.400 rpm e 133 libras-pé de torque a 4.300 rpm . A segunda versão produziu 146 cavalos de potência a 6.400 rpm e 133 libras-pé de torque a 4.500 rpm. Tamanho maior do B20
deu-lhe uma curva de torque mais plana do que outros membros da família B. Esta é uma razão pela qual o motor goza de tanta atenção dos tuners --- amadores que modificam seus carros para aumentar o desempenho.
Indução, Valvetrain e Modificações
O motor B20 tinha cams Double overhead mas faltava comando de válvulas VTEC. Foi naturalmente aspirado e usados multi-ponto de injecção de combustível (MPFI), com quatro válvulas por cilindro.
Os motores da série B são os mais populares na comunidade sintonizador Honda, em parte devido ao fato de que muitas peças do motor são intercambiáveis. Como o maior da série B, a B20 é um bom ponto de partida para aqueles que procuram um motor Honda, maior produção, especialmente quando seu bloco é combinado com uma cabeça de cilindro VTEC, como a encontrada em alguns B16 e B18 motores. Esta combinação é muitas vezes apelidado de "CRVTEC".