O Quadrajet é um carburador de corpo quádruplo produzido pela General Motors e amplamente utilizado até 1990. Carburadores mistura ar e combustível para o motor a combustão, produzindo locomoção, e eram a forma usual de entrega de combustível até injeção de combustível assumiu no início de 1990. Enquanto eles estavam ativamente implementadas, Quadrajets foram pensados para oferecer um dos melhores compromissos entre a economia de combustível, desempenho e controle de emissões. Reputação
Segundo carcraft.com, o Quadrajet é "sem dúvida o projeto do carburador mais complicado, precisa já produziu." Apesar de sua complexidade tem repelido muitos entusiastas de implementá-lo em seus carros do projeto, a Quadrajet é extremamente bem concebido. Seus pequenos furos primários para fazer economia de combustível melhor do que muitos carburadores de dois barril enquanto ainda oferece vazão respeitável e poder.
Implementação
Os primeiros veículos GM implementaram o Quadrajet no eram grandes V8 Chevy, a partir de 1965. Em 1968, o dispositivo tornou-se principal carburador de quatro cilindros da GM, e continuou até a sua aplicação final no motor V8 Oldsmobile 307 no final de 1980. Este motor foi utilizado por muitas propriedades de propriedade da GM, incluindo Cadillac, Chevrolet, Pontiac, Oldsmobile e Buick.
Airflow
fluxo de ar máxima para a maioria dos Quadrajets foi de 750 pés cúbicos por minuto e 800 cfm por alguns modelos maiores.
Projeto
O que fez a Quadrajet tão eficiente, mantendo razoável poder era o seu design. Foi a primeira carburador ter um pequeno lado primário e secundário grande. Isto é conhecido como "spread deu", em oposição ao tradicional "furo quadrado", que tem um, se não for exatamente o mesmo, abrindo tamanho semelhante entre os lados primário e secundário. O lado secundário na Quadrajet aberto de acordo com os requisitos de fluxo de ar, e manteve-se fechado sob condições de baixa carga. Em alguns motores, como o Chevy 350, a válvula de ar secundário nunca abriu todo o caminho, porque o motor não pode usar mais do que cerca de 600 cfm.
Fundição
A válvula secundária variável da Quadrajet permitiu também ser usados em uma variedade de tamanhos do motor, mantendo a eficiência. A versão de 750 cfm padrão do carb foi acoplado com motores que vão de 231 polegadas cúbicas de deslocamento de mais de 400 polegadas cúbicas de deslocamento.
Evolução
acordo com carburador. ca, "Há três tipos básicos de QJet: a 4M original (a partir de 1965), M4M (1975 em diante) e E4M (a partir de 1979)." A partir de 1968, os números de identificação do carburador foram carimbados no lado do motorista perto da parte traseira. É notável que as peças de estrangulamento, eixos do acelerador e hastes de medição primários não são intercambiáveis entre Quadrajets 4M e M4M, para as versões 1975 e, posteriormente, são totalmente incompatíveis com as versões anteriores. Em 1980, veio o primeiro carb controlado por computador no E4ME e, em 1985, um elétrico choke carb foi implementado em caminhões federais e diversos veículos canadenses.