O Challenger foi a versão da Dodge da década de 1970 ponycar, um carro com estilo altamente acessível, com uma reputação orientada para o desempenho. Dodge começou a produção no Challenger em 1970, com a intenção de competir com modelos populares como o Camaro e Mustang. A primeira geração do Challenger foi produzido de 1970 até 1974, fabricado na plataforma E Chrysler junto com o Plymouth Barracuda. O ano modelo 1978 marcou o início da segunda geração do Dodge Challenger, produzido até 1983. Desta vez, contudo, o nome de Challenger foi dado a um modelo Mitsubishi importado, conhecido no Japão como o Mitsubishi Galant Lambda. Motor e Transmissão Opções
O motor padrão disponível no 1978 Dodge Challenger foi um 2,0-litro, único overhead cam, motor de quatro cilindros em linha reta com 77 cavalos de potência. Disponível como opcional um motor era um 2.6 litros, SOHC reta quatro com 105 cavalos de potência. O motor de 2,6 litros foi extremamente grande para um de quatro cilindros, com a tendência para a produção de uma grande quantidade de vibração. Mitsubishi pioneira na tecnologia para lidar com essa vibração: gêmeo, contra-rotação veios de equilíbrio. Padrão de transmissão do Challenger foi um manual de cinco velocidades, com a opção de três velocidades automática.
Suspensão e freios
montado na estrutura unibody do Challenger de 1978 foi a suspensão dianteira MacPherson, com um eixo sólido e molas helicoidais na traseira. Freios a disco dianteiros eram padrão no Challenger, freios a disco nas quatro rodas estavam disponíveis como parte de um pacote de roda Estrada opcional
Exterior
Apesar de ser construído. em uma nova plataforma Mitsubishi, o 1978 Dodge Challenger manteve o hardtop de duas portas sem moldura estilo cupê visto em anos anteriores. Seus pneus padrão foram um tamanho generoso 195/70R14. Dimensões exteriores do Challenger incluiu uma distância entre eixos de 99,6 polegadas e um comprimento total de 180 polegadas.
Interior Características
O interior do 1978 Dodge Challenger foi bem equipado para o seu período de tempo. Algumas das características inovadoras do carro incluído um capuz remoto liberação e deck, a janela traseira desembaçador elétrico, relógio e luzes em um console de sobrecarga e carpetes por toda parte. Também foram incluídos assentos, uma coluna de direção ajustável, um conta-giros, vidros fumados, um boné de gás de bloqueio, dois chifres e quatro alto-falantes AM /FM estéreo. O Challenger também contou com carrilhões em vez de campainhas.