Pontiac GTO Especificações
O Pontiac GTO foi o produto de uma época em que os muscle cars governado das ruas. Estes carros musculares tinha muita energia e eficiência relativamente baixa, o que deu o GTO o "gás, pneus e óleo" apelido devido à baixa eficiência que tinha em cada uma dessas categorias. O modelo era extremamente popular nos anos 60 e nos anos 70, no entanto, acabou por ser interrompido em meados dos anos 70. Projeto e Produção
O projeto teve origem na sede da Pontiac. Ele foi projetado por Russell Gee, John Delorean, e Bill Collins, que eram todos os engenheiros e designers que trabalham para Pontiac na época de seu desenvolvimento, no início dos anos 60. Concepção e nascimento inicial do carro são discutidos na autobiografia de Jim Wanger ". Glory Days"
Durante a era dos muscle cars, muitos carros iam e vinham, o GTO teve um tempo relativamente longo tempo de vida comparado com alguns dos seus concorrentes. A produção inicial começou em 1964, permitindo que os 10 anos de produção, até o último modelo do GTO lançado em 1974. O modelo mais conhecido de GTO saiu em 1969 e era conhecido como "O Juiz".
1964 Specs
A versão original de 1964 o GTO era muito diferente a partir de versões posteriores, que assumiu um olhar elegante e moderno. O modelo '64 apresentava um motor V8 6.4L que era cerca de 389 polegadas cúbicas de tamanho. O motor era capaz de produzir 325 cavalos de potência. Ele apresentava um "Hurst" shifter e uma transmissão manual. A primeira edição do '64 GTO vendeu mais de 32.000 unidades, cada uma custando cerca de US $ 4.500.
1969 Specs
O modelo Juiz do GTO foi um mais desportivo versão para o futuro que permanece popular entre os colecionadores de carros. As luzes traseiras e grade foram recentemente modificados quando comparado com a versão 68. Este foi também o primeiro ano em que GTOs contou com a ignição na coluna de direção, ao invés do painel.
1974 Specs
último ano do GTO contou com uma tremenda desaceleração vendas, o que levou ao seu ser interrompido. O olhar do carro tinha sido alterado em comparação com os modelos anteriores, e foi similar em aparência com o Chevy Nova na época. O motor menor do '74 era um V8 5.7L, que estourou em torno de 200 cavalos de potência. O '74 veio em um hatchback, bem como a versão sedan. As vendas do modelo '74 totalizaram 7.058 unidades.