O Suzuki Grand Vitara 1600 foi introduzido em 1998 como um veículo utilitário esportivo para competir com o Honda CR-V e Toyota RAV4. Um dos mais leves na categoria de SUVs de quatro rodas motrizes, era um veículo familiar compacto e ideal, mas também adequada como um veículo off-road. Comparado com seus rivais, a capacidade off-road do GV 1600 é elevada, particularmente em quatro rodas motrizes baixas velocidades alcance. O GV1600 representou um veículo de duplo propósito, com boa capacidade de manobra, torque mid-range e economia de combustível. Apare e Recursos
A Suzuki GV1600 tinha uma capacidade de quatro e estava disponível em dois acabamentos: um conversível de três portas e um hardtop de quatro portas com uma maior distância entre eixos, o que chamou a Suzuki Estate. A seção dianteira do teto do conversível pode ser dobrado para trás ou totalmente removidos, se desejar. O interior foi projetado para ser funcional, com assentos dianteiros elevados para uma melhor visão. Os bancos corridos traseiras são divididas e pode ser dobrado para a frente para o espaço de armazenagem adicional. Os recursos padrão incluídos rodas de liga leve, fecho central, um imobilizador do motor, CD player, direcção assistida e vidros dianteiros elétricos.
O GV 1600 foi equipado com um braço de controle transversal e amortecedores na frente, e uma suspensão traseira multi-link, com mola helicoidal para uma condução mais suave. TI tinha freios a disco ventilados no interior dos freios de disco dianteiros e simples na traseira. Distância entre eixos do conversível foi de 86,6 polegadas, enquanto a quatro portas Estate tinha uma distância entre eixos de 97,6 polegadas. Construído com uma distância ao solo 7,9 polegadas, o Grand Vitara oferece ótimo desempenho off-road através de manchas barrentas suaves, bem como terreno rochoso.
Motores e Desempenho
4x4 Suzuki Grand Vitara tinha um montado na frente, em linha, o motor de quatro cilindros com deslocamento de 97 polegadas cúbicas. A taxa de compressão de 10,5 para 1 produziu 104 cavalos de potência a 5.900 rpm e torque de 107 libras-pé a 4.100 rpm. O motor fornecido um consumo agregado de 28 mpg e um 35 mpg em geral com tração nas quatro rodas. Equipado com uma transmissão manual de cinco marchas ou um automático opcional, o Grand Vitara tinha uma velocidade máxima de 99 mph. Pesando pouco mais de 3.200 quilos, o GV 1600 teve uma taxa de 31,2 quilos por cavalos peso-potência.
Segurança e Preços
As guarnições conversíveis e Estate foram equipadas com travões anti-bloqueio padrão, bem como um programa de estabilização eletrônica. Para maior segurança, ambas as guarnições foram equjipped com airbags laterais e de cabeça para o motorista e passageiro. A partir de 2010, a Suzuki GV 1600 teve um preço de rua de US $ 4.800 a US $ 7.000, dependendo do estado do veículo.