Os oito cilindros Chevrolet 305 é mal visto por causa do mau desempenho da fábrica, especialmente quando comparado ao maior motor de Chevy 350. Enquanto a General Motors teve que fazer algumas concessões no projeto inicial, o resultado é um motor que os proprietários de carros antigos podem sintonizar uma "sweet spot" entre potência e eficiência de combustível. Instruções
1
305 polegadas cúbicas (5,0 litros) do motor foi introduzido em 1975 para atender às normas de emissões federais, melhorando a média de quilometragem da frota da GM. O desempenho não era uma preocupação inicial. Indigesto modelos como o Chevrolet Caprice, Oldsmobile Cruiser vagão, eo Buick Skylark usado o motor, dando-lhe uma reputação como em potência. No entanto, a 305 também pode ser encontrado na linha Camaro mais exigentes bem como carrinhas e camiões ligeiros. O motor foi substituído pelo Vortec 5000 em 1996.
2
Porque o 305 foi projetado para fornecer energia moderada, mantendo a eficiência relativa, condutores à procura de cavalos puro ou grande quilometragem vão se decepcionar. Este motor pode ser modificado para entregar 350 cv, mas um saldo de mal-humorado (mas não excelente) desempenho com quilometragem decente se encaixa melhor às necessidades da maioria dos motoristas. Atualizações sensível ao 305 corrigir os problemas de engenharia iniciais com componentes modernos que permitem que o motor opere com mais eficiência, aumentando o poder e quilometragem.
3
O principal problema com o motor 305 Chevrolet é a estreitas 3,736 furo, o que resulta em fluxo de ar insuficiente em relação a um bloco maior. Os cabeçalhos de ações ainda mais a entrada de ar restrito por causa de preocupações de poluição, embora a substituição Edlebrock ou cabeçalhos Vortec aumentar o fluxo de ar, mantendo as emissões adequadas. Atualize o conjunto do filtro de ar com uma moderna unidade de deixar o motor "respirar" mais facilmente sobre o consumo. O sistema de escape estoque geralmente é suficiente -. Embora conversores catalíticos pré-1981 deve ser substituído por um de maior fluxo de conversor de "favo de mel"
4
Se a reconstrução do motor, resolver algumas das deficiências internas o 305. Alterar as pré-1990 de fábrica cams flat-tappet para hidráulicos cams rolo para reduzir o atrito do motor. Da mesma forma, a melhoria flat-top pistões são superiores aos pistões originais côncavo, oferecendo poder, mantendo os padrões de emissões. As ações cabeças de válvulas grandes podem levar a mortalha válvula que reduz o fluxo de ar. A solução é instalar uma válvula de escape maior, de modo que envolve será menos uma preocupação. Além disso, dê uma olhada em substituição da de dois barril carburador com um injetor de combustível Throttle Body (TBI) ou um barril de quatro "Quadrajet" carburador. Ambos os sistemas oferecem economia em velocidades de estrada, ainda fornecem energia quando você precisar dele.
5
Tal como acontece com todos os veículos mais antigos, os sistemas periféricos podem desgastar-se muito antes de o motor faz. A engrenagem de câmara é de especial preocupação em 305 motores. 305S fabricados antes de 1988 usou uma engrenagem cam nylon com dentes para reduzir o ruído. Esta engrenagem é propenso a falhas e deve ser substituído por uma engrenagem de aço sólido. Se a substituição da bomba de água estoque considerar uma versão elétrica para reduzir a carga de trabalho do motor. Banco de radiadores de este vintage freqüentemente necessitam de reposição também. Optar por um modelo leve três linhas de alumínio que reduz o peso.