Com seu emblema de um jaguar saltando e uma reputação para a construção de carros de luxo com aparência de assassino de alto desempenho e, Jaguar é um ícone britânico. A partir de 1948 Mark IV e 1992-1994 XJ 220 - que detinha o recorde mundial para o mais rápido carro de produção - a moderna gama de X-type, XF, o carro-chefe XJ e XK carros Grand tourer, Jaguar automóveis têm sempre esteve em uma classe própria. Os modelos 1961 não foram excepção. Modelos
The Mark IX foi emblemática full-size sedan de luxo da Jaguar entre 1959 e 1961. Em 1961, foi substituída pela marca X, embora ambos os modelos foram produzidos naquele ano. Enquanto o Mark 2 continuou a encher a categoria mid-size, o maior lançamento em 1961 foi o E-Type. Este carro esportivo foi um dos maiores sucessos da Jaguar e foi classificado como o carro mais bonito do mundo pelo Daily Telegraph, enquanto Sports Car revista International classificaram em primeiro lugar entre os carros desportivos de topo de 1960. Uma dúzia de versões leves também foram produzidos, a partir da qual apenas nove permanecem em 2010. Estes estão entre os carros mais cobiçados do mundo por colecionadores.
Características
Todos estes modelos foram de tração traseira, e todos uso pesado featured de couro e madeira no interior. O Jaguars também contou com quatro rodas assistida disco-freios, uma característica incomum naquela época, apesar de direcção assistida era comum em carros de luxo e desempenho até então. O E-Type, adicionalmente caracterizado suspensão traseira independente coil-spring, resultando na movimentação suave.
Engines
The Mark IX teve um 3.8L (3891cc) 220hp DOHC Straight-6, dando-lhe uma velocidade máxima de 114 mph e um 0 a 60 mph tempo de aceleração de 11,3 segundos, enquanto a queima 15,2 milhas por galão. A marca X tinha o mesmo motor, com uma ligeira variação de desempenho devido a diferenças na forma e tamanho dos dois modelos. O Mark 2 veio com 2.5L, 3.4L e 3.8L opções Straight-6 do motor, com o modelo 3.8L 220hp capaz de atingir até 125 mph e aceleração de 0 a 60 mph em apenas 8,5 segundos. Do E-Type 3.8L DOHC Straight-8 motor produzido 256bhp e alcançou velocidades de até 149,1 mph, acelerando de 0 a 60 em 7,1 segundos e consome 17,7 mpg de combustível.
Estética
O modelo da marca IX de 1961, com a sua grelha vertical alongado, curvas muito pronunciadas e pára-choque traseiro corcunda, destaca-se como o último modelo com um olhar verdadeiramente clássico, como seu sucessor - o Mark X - suportado um olhar mais contemporâneo. Este último, com os seus quatro faróis redondos, se tornou o primeiro carro a apresentar a face Jaguar contemporânea. No entanto, ele também foi o último a ter madeira abundante. Capô do E-Type alongado, "boca" grelha de abertura, consola de alumínio cortadas e painéis e rodas cromadas raiadas opcionais deu-lhe a aparência de que se fez Enzo Ferrari chamá-lo o carro mais bonito já feito.
Vintage Corrida
1961 Jaguar E-Type tem sido amplamente utilizado em torneios de competência do vintage. De acordo com Seriouswheels.com, o E-type é o carro de corrida perfeito para as corridas do vintage por causa de sua relação potência-peso ideal e excelente manuseio. Tipicamente, Jaguar E-tipos que são usados em torneios raça de vindima tem melhoramentos feitos no sistemas de travagem e suspensão traseira e dianteira, e está integrada com uma transmissão com quatro velocidades. Quando um Jaguar E-Type está correndo em todo o caso, muitos entusiastas de carros antigos e colecionadores Jaguar inevitavelmente virá para a corrida, devido ao seu status "lendário".