A chata Ford V-8 popularizou o uso de motores V-8 mais tarde adotadas pelos concorrentes da Ford Motor Company. Por exemplo, a Chevrolet finalmente desenvolveu o bloco pequeno e grande-bloco V-8, e icônico 426 Hemi da Chrysler permitiu rodeio para colocar alguns dos carros mais poderosos de seu tempo na estrada. Origens
Por quase 30 anos, praticamente todos os carros produzidos em massa eram movidos por in-line 4 -, 6 - e os motores de 8 cilindros. Henry Ford e seu filho, Edsel estavam prontos em meados de 1920 para substituir o icônico Ford Modelo T com o Um modelo elegante, que começou a produção em 1927. Henry Ford tinha a esperança de poder de seu novo carro com um motor radial de 8 cilindros refrigerado a ar, o X-8, mas os problemas de refrigeração e lubrificação forçada Ford a engavetar o projeto e poder do Modelo A, com um motor de 4 cilindros, de acordo com Ateupwithmotor.com.
Digite o Flathead
Em 1930, Ford voltou para o motor de 8 cilindros, desta vez concentrando-se em um V-8. Ao mesmo tempo quatro equipes separadas de engenheiros trabalharam no V-8. Finalmente, a Ford engenheiros Mil Zoerlein, Carl Schmaltz e Ray Banha produzido um V-8 com os bancos individuais necessários de quatro cilindros em forma de um "V" em cada lado do bloco de ferro fundido. A chata, assim chamado porque as cabeças eram planas, contou com duas bombas de água, um conjunto gerador /ventilador e um único cinto para operá-los.
Especificações
A cabeça chata V-8 deslocadas 221 polegadas cúbicas e teve um furo 3,0626 polegadas e curso 3,750 polegadas. A taxa de compressão foi de 5,5:1 e o motor de 65 cavalos de potência gerado. Ele ganhou cerca de 20 mpg. A nova opção de V-8 disponível no 1932 Fords um custo adicional de US $ 50, mas o carro ainda vendido por US $ 100 a menos do que o low-end Plymouth 4 cilindros produzido pela Chrysler.
O sucesso instantâneo
1932-1934 Ford Model B cupê, sedan, roadster, cabriolet e Phaeton, que tudo poderia ser equipado com o motor V-8 Flathead, instantaneamente se tornou popular. O Flathead V-8 era durável, poderoso e tinha um tempo de vida que sobreviveu os straight-6 e straight-8 motores de concorrentes da Ford. Ao todo, a produção de 3 anos correr do Modelo B contados mais de quatro milhões de unidades.
No Competition
Por duas décadas Ford havia conquistado o V-8 mercado de motores. Parecia que há melhorias poderiam ser feitas sobre o que foi visto na indústria automotiva como um motor quase perfeita. Uma vez Chrysler cheguei a desenvolver a sua própria versão com um motor Hemi, na qual as câmaras de combustão hemisféricas permitido para melhor ar /mistura de combustível para aumentar a potência, os EUA entraram na Segunda Guerra Mundial e produção de automóveis civis cessaram. Chevrolet e Chrysler não poderia obter a sua V-8s em carros até o final de 1940.
Melhorias
Ford melhorou o desempenho da cabeça chata V-8, em 1937, por usando cabeçotes de alumínio e aumentar potência para 85. Outra versão, que ainda é usado cabeças de ferro fundido, viu a sua potência aumentada para 94 cv de potência. Fords equipados com estes motores podem atingir 70 mph. Em 1949 um cabeça chata V-8 336,7 polegadas cúbicas gerado 152 cavalos de potência para Lincoln e grandes caminhões da Ford. O Flathead V-8 foi aposentado após 1953.