O Ford Falcon automóvel era incursão da Ford Motor Company para o mercado de carros compactos a partir de 1960. Falcon foi o primeiro carro que a Ford apresentou como um pequeno e econômico oferta sem frescuras para atingir a família à procura de um segundo carro. Foi um sucesso inicial de vendas, mas o Mustang desportivo que se seguiu desviados vendas Falcão eo Falcão finalmente cessou a produção. Origens
O "Big 3" montadoras de Detroit fabricados carros beberrões de gasolina enormes e apreciado o ano de vendas sólido após ano. Mas no início de 1950, o Volkswagen Beetle surgiu como uma alternativa econômica. No final da década, a campanha publicitária da VW inteligente auto-depreciativo Madison Avenue ajudou a posicionar a montadora alemã para assumir o controle do novo mercado compacto. Em 1959-1960, Studebaker respondeu com o Lark, Chevrolet com o Corvair, Plymouth com o Valiant e Ford com o Falcon, de acordo Westcoastfalcons.com.
The Look
O Falcon foi curto por 1.960 normas, sentado em uma distância entre eixos 109,2 polegadas e mede 181 centímetros de comprimento. O carro estava a uns 20 centímetros mais curta do que o automóvel americano médio. Era simples, com pouco acabamento cromado ou compromissos. Ele ficou um pouco em pé e quadrado embora o capô e pára-lamas dianteiros foram arredondados e um pouco inclinada para baixo. Os farolins traseiros eram redondos, uma assinatura 1960 da Ford. Talvez o mais importante era que o Falcon 1960 tem 30 mpg.
Duas Cabeças
Dois homens de Ford foram responsáveis pelo sucesso inicial do Falcon. Robert McNamara, que mais tarde ganhou notoriedade como o arquiteto da Guerra do Vietnã, conduziu o projeto Falcon, enquanto presidente da Ford antes e depois de se tornar secretário de Defesa no governo Kennedy. Lee Iacocca, pai do Mustang, seguido como chefe da divisão Ford e planos implementados para adicionar pacotes de opção para aumentar as vendas.
Sucesso
Ford gestão precisava de um impulso na moral e de vendas após a debacle do Ford Edsel, que estreou em 1958 ao ridículo por sua má execução no design. Ainda sofrendo com devastadoras vendas pobres da Edsel, fortunas vacilantes do Ford Falcon resgatados com 417 mil unidades vendidas durante o ano modelo 1960.
Under the Hood
Não havia nada revolucionário sobre o Falcon. Apenas a execução do senso comum. O poder foi fornecido por uma escolha de modesto 144 -, 170 - e na versão canadense de 200 polegadas cúbicas em linha motores de 6 cilindros com um carburador de um único barril. O 170 straight-6 gerado 101 cavalos de potência. O poder foi transmitido através de uma transmissão manual de 3 velocidades ou 2-velocidade transmissão automática Ford-O-Matic. Em meados de 1963, um pouco corajosa 164 cavalos de potência 260-ci V-8 foi oferecido como uma opção.
Highs and Lows
O Falcon foi oferecido em um desconcertante variedade de estilos: cupê de 2 portas e hardtop, sedan 4 portas, 2 - e da Estação de 4 portas vagões, o desportivo Futura opção-laden e Sprint, ea Ranchero coupe picape utilidade. Em 1964, uma grande reforma foi revelado. O Falcon era mais quadrado, possuía linhas mais nítidas e estava alegre. Foi o melhor período de Falcon estilo. Embora a Futura e Sprint tentaram capturar o mercado jovem, a Ford gastou suas energias no Mustang para atrair jovens compradores. O Falcon foi ofuscado e produção cessou em 1970.