Uma vez que uma força dominante entre os fabricantes de automóveis do mundo; Studebaker estava em dificuldades financeiras no início da década de 1960. A necessidade de revigorar as vendas, o presidente da empresa, Sherwood Egbert, chamado em um renomado designer de chegar a um carro que iria animar os compradores mais jovens e transformá Studebaker em uma fábrica de automóveis para o futuro. Raymond Loewy
Nascido na França, mas fazendo o seu impacto profissional nos Estados Unidos, Raymond Loewy foi talvez o mais famoso designer industrial do século XX. Seus projetos de tecnologia de transporte, a partir de GG1 locomotiva da estrada de ferro de Pensilvânia para o ônibus Greyhound, irradiava modernidade e uma prontidão para o futuro. Em 1961, Studebaker Loewy contratado para projetar um novo automóvel para a empresa, um carro que daria a montadora venerável uma nova imagem que iria recorrer para os compradores mais jovens. O resultado foi o Avanti.
Studebaker
Fundada em 1852 em South Bend, Indiana, a Studebaker Irmãos Manufacturing Company começou por fabricar vagões e entrou no mercado automóvel, logo após Na virada do século XX. Por volta de 1920, Studebaker foi a maior fabricante de automóveis do mundo. As dificuldades econômicas atormentado a empresa nos anos do pós-guerra, e na década de 1960, Studebaker estava desesperado para encontrar um sucesso comercial. Seu novo modelo Lark, introduzida em 1959, foi uma tentativa de entrar no mercado de carros compactos, e com a introdução do Avanti, em 1962, foi uma incursão de esperança para o mundo dos carros esportivos.
The Original Avanti
1962 Avanti olhou para o futuro. Projeto de Loewy para o carro era tipicamente elegante e aerodinâmico, construído em fibra de vidro e livre de cromo, molduras e ornamentação. Seu distintivo front end negociados nos faróis quad Studebaker por um simples par de luzes fixado em um painel de corpo sem grade. Alimentado por um motor de 289 polegadas cúbicas V-8, o Avanti destaque freios a disco e direção hidráulica. Versões posteriores supercharged de motor do Avanti produzido até 400 cavalos de potência.
Depois de Produção
O fim da produção Studebaker em sua planta de South Bend, em 1963, significou o fim do Avanti como um produto Studebaker. O carro já tinha ganhado um entusiasta seguinte, no entanto, e um par de concessionários Studebaker empresariais comprou os direitos para fabricar o carro. Sua empresa deve produzir a Avanti em números limitados até 1985. Novos proprietários e uma empresa com um novo nome, o New Avanti Motor Corporation, fabricados novos modelos Avanti na última metade da década de 1980, transferindo a produção a partir de South Bend para Ohio. Avanti Motors, a última empresa a fabricar o carro, cessou a produção em 2007.