A Ford produzido em 1952 Mercury foi um carro de luxo de nível de entrada projetado para competir contra os Pontiacs top de linha e Chryslers. Ford posicionou a Mercúrio entre seu Fords-trim de nível superior e de luxo Lincoln. O Mercury ajudou a Ford entrar no mercado conversível de capota rígida. Conversíveis de capota rígida foram pillarless cupês de duas portas com um teto fina para imitar o estilo do conversível. O Mercury apresentou compromissos semi-luxo no interior, extra exterior cromado e um forte motor V-8. Modelos
apenas dois modelos estavam disponíveis no Mercury: o padrão personalizado eo luxo Monterey. A série personalizada contou com um cupê de duas portas sem colunas ou hardtop, sedan de quatro portas, o sedã de duas portas e perua de quatro portas. A série contou com a Monterey conversível, cupê e sedan. O 1952 Mercury Monterey e sedans personalizados foram maiores vendedores da Ford, com 83.475 unidades vendidas. Ford vendeu 30.559 Personalizado cupês, 25.812 sedans esportivos, e 2.487 veículos de uso misto. O cupês Monterey contados 24.453 e 5.261 conversíveis saiu do showroom. A station wagon costume era o modelo mais caro, vendido a $ 2,530 (20.548 dólares em 2010 dólares).
Motor
Todos 1952 Mercury contou com um V 255 polegadas cúbicas -8 com um furo 3,1875 polegadas e curso de 4 polegadas. Ele tinha uma relação de 7,2 para 1 de compressão e uma dupla corrente descendente carburador Holley para ajudar a entregar 125 cavalos de potência e 211 libras-pé de torque. Ford impulsionou a taxa de compressão de seu 6,8-para-1 taxa de compressão padrão Ford para dar-lhe energia extra. A transmissão manual de três velocidades complementou o V-8. A transmissão automática de Merc-O-Matic duas velocidades era uma opção. Ford não equipar seus Mercury com motores de seis cilindros, nem poderia compradores ordenar a 336 polegadas cúbicas Lincoln V-8 ou 110 cavalos de potência 239 Strato-Star V-8.
Dimensões
Ford colocou os 1.952 modelos personalizados e Monterey em uma distância entre eixos de 118 polegadas. O corpo foi 202,1 centímetros de comprimento, 63 centímetros de altura e 73,2 centímetros de largura. Distância entre eixos do Mercury era três centímetros mais longo do que os carros Ford padrão. O corpo era de cerca de cinco centímetros mais longo do que a Ford. Largura da via frontal do Mercury medido 58 centímetros ea largura da via traseira foi de 56 polegadas. O tanque de combustível realizou 19 litros. Todos os Mercury, exceto o conversível, andava com pneus 7.10-by-15-polegadas. O conversível tinha pneus 7.60-por-15-polegadas. O Mercury pesava cerca de 4.000 quilos.
Chassis
Ford usou um tipo de escada de aço quadro pesado com os trilhos de seção em caixa e cinco travessas. Uma suspensão dianteira independente com barra estabilizadora e molas helicoidais amorteceu o carro. A suspensão traseira destaque feixe de molas semi-elípticas. O Mercury parou com all-wheel freios a tambor de 11 polegadas.
Características
The Mercury apresentou interior cor-coordenada e pintura exterior, com guarnição Mercury especial e de crachá. A pintura exterior veio em verniz ou esmalte. Cores incluído Newport cinza, Coventry Verde Cinzento, Vassar Amarelo, Azul Almirante, Pebble Tan, Lakewood Verde, Maroon Fanfare and Blue Academy. Os compradores podem escolher esquemas de pintura de dois tons e tecidos ou todos estofos em pele. O equipamento opcional inclui grandes pneus de banda branca freio, amortecedores, saias de defesa e um guarda pára-grade.