A Ford Motor Company ofereceu 1972 Ford Gran Torino como um carro intermediário. Embora comercializado como um carro da família convencional, também foi cooptado pelos entusiastas de desempenho como musclecars personalizadas. O Gran Torino foi o nível de acabamento superior do Torino, que estreou como a sua própria placa de identificação, em 1970, depois de passar oito anos como um nível de acabamento Fairlane e subsérie. O Starsky & Hutch programa de televisão em meados da década de 1970 popularizou o Gran Torino. Sob o capô
O ano modelo 1972 não foi um ano bom para o Gran Torino. Mais rigorosas normas de controle de emissão federais e prémios de seguro levou a motores mais fracos. O motor de base para o Gran Torino foi um 95 cavalos de potência, de 250 polegadas cúbicas, o motor de seis cilindros em linha. Ele apresentava um furo 3,68 polegadas e acidente vascular cerebral 3,91 polegadas, uma taxa de compressão de 8:01 e carburador de um único barril. Longe estavam os Cleveland V8 351 oferecidos em 1971 com 285 ou 300 cavalos de potência. Em seu lugar foi um eviscerado 351 Cleveland gerando 275 cavalos de potência, com um diâmetro de 4 polegadas e curso de 3 polegadas. O opcional de quatro barril carburador 351 "Cobra Jet" ainda estava disponível, mas gerou apenas 248 cavalos de potência. O Cobra Jet contou com um distribuidor dual-ponto, coletor de admissão especial, com quatro furos principais tampas de rolamento e amortecedores especiais e molas de válvulas. Um opcional de 140 cavalos de potência, 302-polegadas cúbicas V8 alimentado a station wagon. Os straight-seis e motores V-8 apresentou blocos de ferro fundido e cabeçotes. A transmissão automática Cruise-O-Matic de três marchas da Ford manual ou transmitido a potência do motor para as rodas. A Hurst shifter chão manual de quatro marchas era disponível para os V8.
Dimensões
Ford ofereceu o Gran Torino como um cupê fastback de duas portas, uma de duas portas hardtop, um sedan e station wagon de quatro portas. O cupês de duas portas e capota rígida se sentou em uma distância entre eixos de 114 polegadas e mediu 203,7 centímetros de comprimento. O sedan e station wagon de quatro portas contou com uma distância entre eixos de 118 polegadas. O sedan foi 211,3 centímetros de comprimento ea perua medido 215,1 centímetros do pára-choques. Calçada peso variou de cerca de £ 3.370. a £ 4042. dependendo do modelo. A largura de todos os três modelos foi de cerca de 79 polegadas com altura variando de 52,6 polegadas para o cupê hardtop e sedan de 55 polegadas para a perua. O hardtop sedan e contou com um tanque de combustível segurando 23 litros, enquanto o tanque da estação de vagão realizadas 20 litros.
Chassis
1972 Gran Torino foi equipado com freios a disco dianteiros e tambores traseiros. A suspensão dianteira composta por um sistema de wishbone independente com molas helicoidais e barra anti-roll. A traseira apresentava uma configuração de eixo ao vivo e molas helicoidais. A relação do eixo traseiro final foi 3.00:1.
Recursos e Produção
O ano modelo 1972 marcou uma grande re-styling do Gran Torino. As linhas retas e ampla grade estreita de 1971 deu lugar a um mais redondo, mais suave procurando Torino com seu musculoso "boca de peixe" grelha. O carro era mais pesado e maior, mas o conversível não estava mais disponível para 1972. Opções incluiu um seis-modo poder assento de banco, direcção assistida, malha de vinil e tecido trim, mapa de luz, um pacote desportivo Rallye com esquemas de pintura esporte estilo Trim "cor do brilho metálico" e "Laser de Fita" listras. Um pacote de reboque também estava disponível. Ford produziu 305.124 Gran Torinos em 1972.