O Austin-Healey Sprite Bugeye era um roadster aberto produzido de forma barata para preencher a lacuna do pós-guerra de um baixo custo carro esporte britânico, uma vez dominada pela Austin Seven 65/Nippy. O apelido de "Bugeye" decorre dos faróis dianteiros montados no capô dentro dos pára-lamas. O Bugeye Sprite não foi particularmente rápido ou ágil e sua extremidade dianteira tinha a aparência só uma mãe poderia amar. No entanto, complementou perfeitamente o Austin-Healey 100-6 e 3000 série mais potente. Exterior
faróis dianteiros agora icônicas do Sprite apareceu apenas na primeira geração 1958-1961 Sprites. Designer Donald Healey originalmente denominado faróis do Bugeye para retrair o capô, ou gorro, mas o fabricante, British Motor Corporation, considerado muito caro. O roadster também não tinha tronco, ou boot, para abrir. Proprietários acessou o pneu sobressalente e espaço de tronco dobrando os assentos. No entanto, toda a face frontal grampo articulado ao firewall e levantada para dar acesso desimpedido para o motor. Maçanetas externas estavam ausentes, exigindo que o proprietário para chegar dentro para abrir as portas.
Dimensões
Para dizer o Sprite Bugeye era minúsculo é um eufemismo. Sua distância entre eixos era ainda menor do que 80,2 centímetros de 1961 Austin Mini de Cooper. O Sprite Mk I contou com uma distância entre eixos de um cabelo menos de 80 polegadas e um comprimento total de 132,6 centímetros. Ele ficou 44 centímetros de altura e 53 centímetros de largura. Seu raio de viragem foi 32 pés, 1 - ½ polegadas. Seu peso era calçada £ 1.328. eo tanque de combustível realizada quase 7,5 litros. O Sprite só veio como um de dois lugares.
Chassis
aberto Para manter os custos baixos, BMC emprestado a suspensão do Sprite do Austin A-35. O Sprite tinha molas helicoidais com uma suspensão wishbone com tipo alavanca amortecedores nas molas dianteiras e semi-elípticas na traseira. O mecanismo de direção destaque cremalheira e pinhão semelhante ao Morris Minor. 7 polegadas freios a tambor hidráulicos Lockheed desde que o poder de parar quando estiver andando com pneus Dunlop 145 pneus em rodas de 13 polegadas.
Under the Hood
Se o poder era o objetivo, potenciais compradores estavam em melhor situação com o Austin-Healey 100-6 alimentado por um motor de seis cilindros em linha. Austin-Healey os designers muitas vezes brincou dizendo que o Bugeye Sprite foi o "Ferrari pobre homem", mas mesmo que foi um estiramento. O motor de quatro cilindros de ferro fundido deslocado uma escassa 948 cc (57,8 polegadas cúbicas), tornando ainda menor do que o Volkswagen Beetle 1100 cc motor. O motor 948 foi semelhante ao do Morris Minor, mas apresentou 1-1/8th-inch carburadores duplos para aumentar a potência 37-43, dando-lhe uma vantagem sobre os motores VW de 36 cavalos de potência no mesmo período. O motor do Sprite teve uma relação de 8,3 para 1 compressão e gerou 52 libras-pé de torque. A transmissão manual de quatro velocidades transmissão da potência do motor para as rodas.
Vendas e Desempenho
Embora limitado como um carro de desempenho esportivo, o Bugeye Sprite fez muito bem em vendas, com cerca de 49.000 produzidas entre 31 de marco de 1958 e início de 1961. Em 1959, vendido por US $ 1.800 (13,1 mil dólares em 2009 dólares). A revista automotiva britânica "The Motor" testado a velocidade máxima do Sprite em 82,9 mph. Chegou 0 a 60 mph em um lazer 20,5 segundo. Poderia obter cerca de 36 mpg.