O original Ford Mustang era um carro muito mais atraente do que as versões banhada em um frenesi pelo público de automobilismo em 1964. Ford concebeu o Mustang inicial como um carro esportivo de dois lugares para competir contra o consumo de combustível Chevrolet Corvair eo elegante Corvette. No entanto, o protótipo recebeu apenas uma resposta morna de potenciais compradores. "Plano B", da Ford, porém, foi um golpe de mestre em design e do Mustang se tornou um ícone dos anos 1960. Origens
Em meados dos anos 1950, Ford estilistas começaram a conceber um carro esportivo de dois lugares que imitava os roadsters britânicos populares, incluindo a série TR Triumph, MG e Austin-Healey. Chevrolet ganhou algum sucesso com seu Corvette e Ford estava procurando um projeto similar. Ford também estava ciente de que o Corvair motor traseiro estava prestes a estrear. Designer de Ford Gene Bordinat desenvolveu os critérios que se tornaria o primeiro Mustang. Seria apresentam uma distância entre eixos de 90 cm e comprimento do corpo 154,3 polegadas. Ele planejou ter um corpo de alumínio rebitada à estrutura e os dois assentos de parte do corpo. Ligando o carro era um Ford 1500 cc motor mid-motor alemão V-4 em desenvolvimento cerca de 89 cavalos de potência e equipado com uma transmissão de quatro velocidades. O protótipo foi batizado de Mustang.
Mustang I
O Mustang I foi concluída em 1962 e parecia em nada com o Mustang que apareceu em showrooms dois anos depois. Duas versões foram desenvolvidos: o modelo de pele de alumínio que era dirigível e uma versão de fibra de vidro corpo que não foi executado. Ambos aderiram às especificações do Bordinat. Ford esperava para oferecer a base de 89 cavalos de potência 117,6 polegadas cúbicas V-4 e uma de 109 cavalos de potência opcional V-4. O carro era um roadster com um pára-brisa de corrida e barra estabilizadora. Ford teve Race Driver Dan Gurney dirigi-lo como um carro de ritmo no 1962 EUA Grand Prix Formula One Race em Watkins Glen, Nova York. A reacção do público, no entanto, foi em geral negativa.
Baby Boomer Mercado
Lee Iacocca, gerente geral e vice-presidente da Ford, reconheceu que o primeiro a geração baby boomer viria de condução idade em 1961. Diferentemente das gerações anteriores de proprietários de automóveis, os adolescentes na década de 1960 não tinha interesse em dirigir carros de seus pais. Iacocca trouxe estilista Donald Frey para reconfigurar o Mustang. Ele queria um cupê de quatro lugares com assentos dianteiros balde, chão shifter, um comprimento de corpo de cerca de 180 centímetros e pesando menos de 2.500 libras. O financiamento foi aprovado em setembro de 1962 e Frey começou a trabalhar.
A 1964 1/2 Mustang
Dezoito meses após a aprovação do financiamento, o Ford Mustang estava pronto para o showroom . O corpo apresentava um design revolucionário de um longo capô, plataforma traseira curta, painéis de corpo côncavo, uma ampla, mas estreita grade horizontal com uma galopante Mustang no centro, e as lanternas traseiras trisectioned. Debaixo desse corpo fabuloso era um Ford Falcon. Para manter os custos baixos, Ford remendada Falcon e Fairlane partes. Ford colocou o Mustang em uma plataforma Falcon com uma distância entre eixos de 108 polegadas. O Mustang também recebeu desinteressante 101 cavalos de potência do Falcon 170 polegadas cúbicas em linha motor de seis cilindros. Ele mais tarde tem um 116-cavalo-vapor de 200 reta e seis eo opcional de 164 cavalos de potência 260 V-8. Somente quando o 220-cavalo-vapor 289 V-8 estava disponível, se o Mustang mostrar alguns reais coragem. Em 1964, a Ford vendeu 126.538 Mustangs.