The 1959 Ford Skyliner foi a tentativa da Ford de produzir um verdadeiro conversível de capota rígida que ofereceu compradores os dois melhores mundos: um conversível com a aparência ea durabilidade de um hardtop. O programa teve vida curta, sobrevivendo apenas para a 1957 a 1959 anos modelo. O Skyliner original é o Fairlane 500, que o Galaxie substituído, em meados de 1959. Ambos os veículos eram virtualmente idênticos com a excepção de Badging. O Galaxie 1959 Skyliner era carro de luxo carro-chefe da Ford. Origens
montadoras de Detroit nos anos imediatamente posteriores à Segunda Guerra Mundial ficaram fascinados com o olhar conversível de capota rígida, o que essencialmente era um cupê pillarless que deu todas as aparências de um conversível, mas não dobre. Ford início no começo de 1950 queria aproveitar a olhar um pouco mais longe, tem o hardtop pillarless realmente dobrar para baixo e desaparecem no porta-malas. Para 1957 Fairlane 500, os engenheiros da Ford desenvolveram um complexo mecanismo que, com o toque de um botão dobrou a capota rígida retrátil.
Retrátil Hardtop
Abaixando a capota rígida exigida seis elétrica motores, 13 relés, interruptores de 10 e 610 metros de fio elétrico. O motor trabalhou em série. A operação interrompida se uma falha de motor, exigindo que o motorista usar uma manivela manual para completar o trabalho. A operação começou com o tronco de elevação traseira articulada para cima, enquanto a bandeja pacote traseira estendida. Os cantos da frente do hardtop depois destravou e mudou-se para trás e para cima, para baixo, antes de passar para o tronco. Uma secção de 10 polegadas na frente do tecto dobrado por baixo do telhado para permitir a encaixar-se no tronco. O tronco abaixado no lugar uma vez que o telhado estava escondida dentro A operação demorou cerca de um minuto.
Specs
Para acomodar o traseiro estendido, a Ford colocou o 1959 Fairlane Galaxie 500 e em uma distância entre eixos de 118 polegadas. O carro medido 208 centímetros de comprimento, 76,8 cm de largura e 57,9 centímetros de altura. Estes carros eram extremamente pesado em cerca de £ 3.550. dependendo das opções ordenadas. O mecanismo mais comum foi o opcional 291,3 polegadas cúbicas V-8 gerar 200 cavalos de potência. O motor de base foi o 145 cavalos de potência em linha de seis cilindros. Outros motores de opcionais foram os 225 cavalos de potência 332 V-8 e os 300 cavalos de potência 352 V-8. A transmissão manual de três velocidades com overdrive complementou os motores, exceto o 332 V-8, que veio com o Ford-O-Matic ou transmissão automática Cruise-O-Matic. A relação de transmissão final foi de 3,56 para 1. Os freios eram tambores de 11 polegadas nas quatro rodas. O tanque de combustível realizou 20 litros. Freios de potência e uma transmissão automática eram opcionais em todos os carros.
Novidade
críticos automotivos e para o público automobilismo considerado o Skyliner um pouco de uma novidade. O carro não era tão fácil de usar como um conversível soft-top e havia pouco espaço para bagagem no porta-malas quando a capota estava em baixo. Além disso, a Ford usou all-new metal de folha na parte traseira porque a capota rígida retrátil necessário uma traseira estendida, dando-lhe um olhar estranho. O Ford 1959 Skyliner não vender bem, com apenas 12.915 unidades, deixando a linha de montagem. Ele poderia ter continuado, mas a equipe de engenharia responsável pela sua construção passou a outros projetos. No entanto, o Skyliner prenunciou o que as montadoras de luxo oferecido começando na década de 1990 com capota rígida retrátil para o SLK Mercedes-Benz, Cadillac XLR, Lexus SC 430 eo Volvo C70.