O Firebird III foi a terceira geração do "Firebird" design do carro conceito, apresentado em 1958 pela General Motors Corporation. No seu tempo, o Firebird representado avanços inovadores no design de automóveis e função. Três modelos Firebird da GM foram alguns dos primeiros carros americanos a considerar a relação entre o transporte automotivo eo futuro do design. Origens do Firebird
O primeiro carro-conceito Firebird foi lançado pela General Motors em 1954. O carro é o resultado de cerca de 20 anos de pesquisa sobre a viabilidade GM de motores com turbinas a gás em automóveis. O projeto pouco prático foi modelado após caças da época. Algumas características do Firebird original poderia transitar para futuras versões do carro, aquém do seu motor de turbina a gás, que em seu tempo foi o primeiro testado nos Estados Unidos.
Firebird II
Seria três anos antes de a GM anunciar o antecessor de seu motor de turbina a gás pioneiro. O Firebird II, que foi lançado em 1956, variou entre o primeiro projeto de várias maneiras. Ao contrário de seu antecessor, que incidiu sobre a velocidade, o Firebird II foi apresentado como um carro da família e foi construído com uma cabine de três pessoas. Inovações incluíram um corpo de titânio, controle de temperatura individualizado e suspensão independente
Firebird III:. Motorama 1959
The Firebird III foi revelado no "Motorama de 1959," que o evento ocorreu em 1958. O carro foi um enorme sucesso no evento anual de longa duração, realizada no Waldof Astoria Hotel de Nova York. A terceira geração Firebird contou com uma cabine dupla bolha e sistema de controle de aeronaves de inspiração. Além disso, um botão no painel de instrumentos permitidos o motorista eo passageiro ao controle alternativo de direção, aceleração e frenagem, uma característica nunca antes visto até Firebird III.
Especificações do Firebird III
Enquanto o projeto do Firebird III foi, de acordo com a sua brochura ", obviamente emprestado do skyways" suas inovações no que diz respeito às especificações técnicas eram nitidamente automotiva. Motor de turbina a gás regenerativa do carro era capaz de 225 cv a 33.000 rpm. O carro também contou com um sistema de suspensão revolucionário que eliminou movimento cabine de passageiros em alta velocidade, uma característica comum nos primeiros Firebirds.
Legacy of the Firebird III
General Motors começou desenvolvimento de um quarto modelo Firebird na década de 1960, mas os planos nunca progrediu além de um modelo de madeira mock-up. Enquanto o Firebird foi fundamental para atrair o interesse do público para a marca e gerar popularidade para a frota convencional da GM de automóveis, os motores a jato de inspiração como os do projeto Firebird nunca iria encontrar o seu caminho em design tradicional automotiva. O nome Firebird viveria, no entanto, como foi concedida a um modelo de carros Pontiac produzidos pela GM a partir de 1967.