Depois de pintar um automóvel com um pêlo pigmentado, você pode dar o produto acabado maior profundidade com uma ou mais camadas de claro-coat, uma laca un-pigmentado, esmalte ou uretano . Além de melhorar a aparência, verniz e esmalte claro casacos proteger as camadas de tintas pigmentadas subjacentes. Você pode descrever as diferenças químicas entre eles em algumas frases. Descrever as diferenças sociais na sua utilização, e como um, embora tecnicamente superior, nunca substituiu completamente o outro fornece um vislumbre fascinante cultura do carro na Califórnia, onde claro-coats começou. O auge da Kustom Kar
picado e canalizado Ford coupe com não-metálicos pintura laca
O auge dos carros personalizados (freqüentemente grafadas Kustom Kars por entusiastas), se estendiam desde o início dos anos cinquenta através dos anos setenta. "Banco" carros americanos ("ferro Detroit") transformou-se em objetos brilhantes de cintura baixa de jovens o desejo masculino americano. "Clear coat", as camadas exteriores transparentes de uma pintura personalizada, quase sempre laca, que protegem o brilho metálico assinatura da pintura de base e também forneceu profundidade visual, mas, igualmente importante, que forneceu o que os sociólogos chamam de "significante:" um aparentemente inconsequente, até mesmo sem sentido "algo" que poderosamente significa outra coisa. Neste caso, ter um acabamento claro revestido de laca de multicamadas em seu automóvel significava que você pertencia ao culto da Kalifornia Kustom Kar.
California Dreaming
No início de 1930, Rua Coupe, não vermelho metálico e muita
personalizar carros clear-coat ocorreu em todos os lugares, mas os praticantes mais reverenciados tudo veio da Califórnia ou migraram para lá para se tornar (brevemente) imortal: George Barris, que possivelmente se originou a ortografia Kustom, Carl Casper, Ed ( Big Daddy) Roth, Tommy (o grego) Hrones e Norm Grabowski, que criou o Kookie carro passou em "77 Sunset Strip". Por todos esses pioneiros personalização, o trabalho intensivo necessário para pulverizar as muitas camadas necessárias para um trabalho de pintura laca tornou-se um aspecto importante do valor: article carro featured mensal da revista Hot Rod quase sempre descrito o processo de pintura e comentou com aprovação quando o construtor utilizado como muitos até 50 camadas de claro-coat, cada mão camada lixadas com lixas cada vez mais finas. Neste sentido, a laca desde o meio perfeito. Quanto mais camadas você adicionou, mais rica e mais profunda o acabamento tornou-se, e as muitas horas de pintar e lixar este requerido demonstrou o quanto você se preocupava com o seu carro.
The Tangerine Kandy-Kolored -Flake Streamline 1963 cultura pop narrativa bebê
Tom Wolfe, "The Kandy-Kolored Tangerine-Flake Streamline Baby", popularizou a frase cerca de uma década após o início da customizers popularizou a técnica de pintura. Eles misturaram quase microscopicamente pequenas lascas de metal, geralmente de alumínio anodizado (um processo eletrolítico) um laranja brilhante ("flake tangerina") ou vermelho ("flake doce de maçã"), pintura em laca nitrocelulose. Estes vernizes orgânicos de secagem rápida vieram de vários materiais naturais, como o algodão, com estruturas celulares. Uma vez que os flocos anodizado facilmente oxidado, o excesso de revestimento da pintura metálica, com mais camadas de proteção, pelagem clara fornecido uma solução atraente, que logo se tornou um quase-cult.
Beleza frágil
Um costume tarde-modelo com pintura azul laca.
pintura automotiva nunca tinha olhado assim antes. Quando a luz solar saltou fora os flocos de metal o acabamento quase dançou. Infelizmente, "um trabalho de pintura laca foi um pouco de auto-destruição. Ou seja, depois de alguns anos ele iria ficar com tanta força que ele iria começar a rachar e chip." Quanto mais camadas você adicionou o mais belo e frágil se tornou. Muitas das criações mais extravagantes Barris "realmente se tornaram peças de museu - a pintura se tornou tão frágil que não podia dirigir os carros, sem rachaduras e fissuras no revestimento. Customizers começou a procurar um substituto durável. Eles nunca encontraram uma aceitaram. Restaurações autênticos hoje ainda exigem laca, e, idealmente, a laca nitrocelulose natural ao invés de o substituto sintético verniz acrílico.
Limpar-Coat esmalte
A pintura laca-trabalho multi-colored
aplicações automotivas mais comerciais (como distinguido de aplicações em carros personalizados), esmaltes vernizes gradualmente substituídos. Desde esmaltes pigmentadas também oxidar menos protegidas, esmaltes claro-coat então substituído nitrocellose vernizes claro-coat orgânicos. Esmaltes Automotive vir a partir de resinas alquídicas: compostos sintéticos derivados a partir de ácidos dicarbolic. Ao contrário de vernizes, esmaltes têm um brilho natural. Eles não necessitam de lixar, polir ou lustrar, e que proporcionam muito maior durabilidade. Automóveis comerciais high-end mais contemporâneos (como de Primavera, 2010) têm uma camada de esmalte paint-trabalho de dois ou três com uma camada externa de esmalte claro-coat. Entusiastas do carro raramente usam esmaltes, ou pigmentadas ou claro-coat.