Um mapa compressor turbo permite que você leia as capacidades de fluxo de ar de uma turbina em relação ao motor em que ele está instalado. O eixo vertical do mapa do compressor apresenta a relação pressão turbocompressor, enquanto que o eixo inferior do mapa apresenta diferentes valores de taxa de fluxo possíveis, medido quer em massa ou volume de ar. A relação entre essas duas medidas cria um mapa das capacidades de fluxo de ar do turbocompressor. Para entender completamente o mapa compressor, existem inúmeros atributos a serem considerados. Coisas que você precisa
turbocompressor compressor mapa
Mostrar Mais instruções
1
Olhe para as medições em que o mapa compressor se baseia, listados fora do x-e y linhas de eixos. O eixo x, ou de medição horizontal, lista o caudal do turbocompressor. Isto indica que a quantidade de ar que flui através do turbocompressor ao longo de um determinado período de tempo. Taxa de fluxo é medida quer em termos de volume, tais como pés cúbicos por minuto, ou na massa, como por exemplo libras por minuto. O eixo-y, ou de medição vertical, é a razão de pressão do turbocompressor. Esta é a razão entre a pressão de entrada de ar, também conhecido como a pressão atmosférica, dividida pela pressão de saída do turbo.
2
Examinar as formas circulares concêntricas que formam a maior parte do mapa do compressor, localizado dentro o x-e linhas de eixo-y. Estas são conhecidas como ilhas de eficiência. O círculo mais interno representa os valores de pico de eficiência turbocharger, enquanto cada círculo seguinte representa os valores de progressivamente menor eficiência. Ilhas de eficiência são definidas pelas medições mapa do compressor, ou seja, a relação da taxa de fluxo turbocompressor e valor da pressão.
3
Observe a linha reta, inclinada que cria um limite para a esquerda do ilhas de eficiência. Esta é conhecida como a linha de onda. Quando a pressão de entrada do turbocompressor é maior do que a pressão de saída, um fluxo de ar irá descarregar a entrada do turbo. Como resultado, o turbocompressor irá gerar um valor de pressão instável, e pode produzir um ruído estridente esporádica devido ao fluxo de ar multidirecional contra as pás da turbina. Este efeito é conhecido como aumentando, e está representado no mapa do compressor por qualquer valor para a esquerda da linha de onda. Surgindo causas o excesso de estresse na turbina e leva a uma falha prematura turbo.
4
Observe a linha curva externa à direita das ilhas de eficiência. Esta é conhecida como a linha de estrangulamento. A indutância de linha representa a taxa de fluxo máxima de um turbocompressor pode atingir para uma dada relação de pressão. A linha de choke representa os valores mais baixos de eficiência do fluxo de ar para um turbocompressor. Em outras palavras, o turbo não vai ser capaz de gerar um fluxo maior do que os valores em que a linha de choke cai.
5
Observe as linhas horizontalmente curvas que cortam os círculos de eficiência, decorrentes a linha de onda. Estas linhas inversamente representam a velocidade da turbina necessária para gerar o valor dado fluxo de ar. A turbina gira progressivamente mais rápido, uma vez que gera aumento dos valores de vazão. À medida que essas linhas de velocidade alcançar a linha de choke, que curva acentuada para baixo. Isso representa que a velocidade máxima da turbina foi alcançado para o turbocompressor para produzir de forma eficiente o fluxo dado.