Especificações Motor Wankel
Felix Wankel revolucionou o motor de combustão interna com seu motor rotativo, em 1957. Ao invés de pistões ligados a uma cambota, é caracterizado um rotor de forma triangular de um cilindro girando em forma oval, a fim de criar três câmaras separadas. A energia produzida por este motor é impressionante, considerando a sua dimensão historicamente pequena. Tamanho
O motor rotativo é utilizado em uma série de aplicações, mas sua implementação no RX-7 da Mazda RX-8 e veículos são os mais conhecidos. O RX-8 tem um motor de 1.3 litros Renesis compacto sob o capô, algumas versões têm um design único rotor, enquanto versões mais antigas têm dois motores de 0,625 litros combinados. O quadro pequeno permite que seja montado mais para trás no veículo, que a maioria dos veículos, oferecendo uma configuração mais equilibrado do que os automóveis tradicionais movidos a pistão. No interior da caixa do motor, o diâmetro do rotor do motor 13B mede 105 mm com 15 mm de deslocamento pedaleira. O motor de 13A é um pouco diferente, com um diâmetro de rotor de 120 mm e de 17,5 mm Desvio enquanto primeiro motor rotativo da Mazda, o 40A, contou com um diâmetro de rotor menor de 90 milímetros e um deslocamento de 14 milímetros, medindo 59 milímetros de profundidade.
Auto Applications
O motor Wankel é capaz de grande produção de energia, aproximadamente o equivalente de motores mais do que o dobro do seu tamanho. O RX-8 é avaliado em 238 cavalos de potência, enquanto os posteriores RX-7 modelos alcançado 252 cavalos de potência. Ele tem um limite de linha vermelha de 9000 rotações por minuto (RPM). Mazda recomenda a utilização de pelo menos 91 octanas combustíveis e óleo 5W-20 do motor.
Outras Aplicações
Em aplicações de aeronaves, o motor rotativo 13B foi adaptado com um limite inferior redline de 6500 RPM. Isto é para proteger as hélices e de manter a eficiência da hélice. Saída de um hélice irá variar com base em materiais, mas Edward Anderson de aeronaves RV-6A do Don Mack Van obtida uma leitura de 165 cavalos de potência usando uma hélice de madeira. Motores rotativos foram usados também na ocasião em motocicletas e motosserras. A Suzuki RE-5 motocicleta foi equipado com um centímetro cúbico-497, de 62 cavalos de potência do motor rotativo, que produziu 55 libras-pé de torque.