A Zastava Koral, mais comumente conhecido como "Yugo", é um dos carros mais caluniados sempre a ser fabricados. O Yugo foi construído na Iugoslávia e vendidos a preços baixos em os EUA entre 1985 e 1991. É muitas vezes foi chamado de o pior carro do mundo, com referência aos relatórios de avarias frequentes, aquisições de peças difíceis e até mesmo a morte de uma jovem mulher cuja Yugo foi arrancado da ponte Mackinac em 1989. A produção do Yugo cessou em 2008, mas o carro encontrou uma nova vida no mundo da arte internacional através de vários projetos. Yugo Próxima
Em 1994, Kevin O'Callaghan, professor na Escola de Visual Arts em Manhattan, adquiriu 39 Yugos para o uso criativo de seus alunos. O resultado foi uma exposição de 28 esculturas primeira apresentados no Grand Central Terminal no ano seguinte. Os estudantes tinham transformado os carros para, entre outros, uma torradeira gigante, um port-a-potty, um piano, e um chuveiro /banheiro. Após o sucesso em Nova York, a exposição saiu em turnê e foi mostrado em 28 locais em todo os EUA
Museu Serviço
bósnio nascido artista Mladen Miljanovic apresentou sua instalação "Serviço de Museu", no Museu de Arte Moderna de Viena em 2010. Seu projeto incluiu o desmantelamento de um Yugo, cobrindo uma Yugo totalmente em concreto, e jogando gravações de entrevistas sobre Yugos através de encostos de cabeça do carro. Além disso, o artista ofereceu um serviço de táxi, onde ele, pessoalmente, pegou visitantes para a exposição e os levou em um Yugo para o Museu.
De Goran Furtivo Yugo
Em 2006, o artista irlandês Alan Phelan e sérvio carro designer de Goran Krstiæ uniram forças para criar uma escultura Yugo encomendada pelo Museu Irlandês de Arte Moderna. Krstiæ criou um projeto CAD para o trabalho, que, em seguida, foi projetado e esculpido pelo artista. A estrutura de aço-renderizados estava em exposição a partir de 22 julho - 1 novembro de 2009, na fonte dos jardins formais da IMMA em Dublin.
Eu amo meu Yugo
artista britânico e cineasta Sarah Carne herdou um Yugo em 1995 e levou o carro para uma viagem de Londres a Sérvia e Montenegro, em 2004. Ela filmou a viagem e depois saiu em turnê em Londres, Manchester e Liverpool, no Reino Unido, o rastreio do documentário intitulado "Eu amo meu Yugo" em um sistema de DVD no carro para os passageiros dispostos. Sua Yugo conseguiu fazer mais de 100.000 quilômetros, mas Carne foi suspenso de seu serviço de assistência devido ao uso excessivo da conta.
Luna Park
A 48 metros de altura dinossauro feito de materiais Yugo por ex-trabalhadores da fábrica Zavasta na Sérvia estava em exibição em várias cidades britânicas em 2010. O dinossauro foi feito de um shell de poliéster duro colocado sobre uma estrutura de aço sólido. O projeto foi chamado de "Luna Park" e que tinha sido desenhado por artistas Heather e Ivan Morison. Além disso, os artistas tenham filmado a produção do dinossauro, além de contar as histórias de várias pessoas que conheceram durante a sua estadia na Sérvia.