A perfeição do motor hemisférica pela Chrysler em 1950 reformular como montadoras americanas fabricado e comercializado motores para seus carros. Desde a estréia do "Hemi", as montadoras correram para aumentar a potência de seus motores, não só para melhorar o desempenho, mas também para usar como uma ferramenta de marketing baseada no conceito de que o poder sob o capô era carros sensuais e vendidos. Operando sob a teoria de que quanto maior, melhor, o Hemi lançado guerras potência de Detroit. Hemi
O motor dispõe de uma câmara de combustão hemisférica na qual as válvulas estão colocadas a um ângulo de 58 graus, na parte superior da câmara, permitindo mais espaço para as válvulas maiores. Isso melhora dramaticamente o fluxo de ar para melhor queima do combustível e mistura de ar para criar uma maior potência.
Origin
Chrysler recebe o crédito para o Hemi, mas sua origem está marcado para o Manufacturing Company Chelsea, Chelsea, Michigan, que produziu a carruagem sem cavalos Welch. O 1903 Welch foi o primeiro a utilizar um desenho da câmara de combustão hemisférica em seu motor de dois cilindros de 20 cavalos de potência. Duesenberg Stutz e depois usou o Hemi como um motor de performance.
A 1930
Chrysler foi gravemente queimado quando o seu carro de passageiro Airflow radicalmente projetado fracassou com o público e havia recuado de correr riscos. Ele demitidos e começou a se concentrar em engenharia. Em 1937, ele começou a testar o Hemi por seus próprios carros. Engenheiros considerado motores inline-seis, o V-6, V-8 e até um motor de cinco cilindros em linha. Cada motor, com exceção do V-8, caiu devido ao peso ou problemas de desempenho difíceis.
World War II
Chrysler não fez uma pausa para a Segunda Guerra Mundial, enquanto suas fábricas voltadas para a produção militar. Durante os testes de motores de tanque, os engenheiros começaram a usar outros motores de um cilindro para criar as cabeças Hemi e câmaras de combustão. A maioria dos motores falhou devido ao acúmulo de carbono sobre os valores e desgaste prematuro árvore de cames. Depois da guerra, a Chrysler começou o projeto em marcha acelerada uma vez Chrysler chefe KT Keller autorizou a construção para a produção. Em 1948, a 331 polegadas cúbicas V-8, que prometeu 100 mil milhas sem substituir quaisquer peças principais, foi produzido.
Produção de motores
No final de 1950, seguindo 8.000 horas de testes e meio milhão de quilômetros de testes de estrada, o Hemi, agora apelidado de "poder de fogo", estava pronto para a produção. A low-end 1951 Chrysler Saratoga Coupe Club foi escolhido para o Hemi, devido à construção de baixo peso do carro, eo modelo de luxo 1955 imperial recebeu como equipamento standard.
Primeira Raça
Em 1951, corrida de hot rod tornou-se popular com o Oldsmobile Rocket 88, o porta-estandarte de corrida de alta performance. Chrysler escolheu sua Coupe Saratoga para competir contra o Rocket 88. Em tempos registrados, o Saratoga bater 0 a 60 mph em 12 segundos, batendo o 88 com um tempo de 12,5 segundos. Cadillac registrado 13,5 segundo.
Muscle Car Era
Em meados dos anos 1960 e 70, o Hemi movido a Plymouth, Dodge e Chrysler cupês. Challenger, Charger e Barracuda foram equipados com Hemis até 426 e 440 centímetros cúbicos. Hoje, o Hemi é o mecanismo de escolha em tais veículos na nova geração do Chrysler Dodge Challenger 300 Series R /T e.