Os pequenos motores Chevy bloco, introduzidas em 1955, 265 centímetros cúbicos, continuou se expandindo em tamanho, mesmo mantendo as mesmas dimensões externas. A versão de 400 polegadas cúbicas foi produzido 1970-1980 e alcançou os limites práticos de deslocamento, aumentando o cilindro deu a 4,125 polegadas e alongar o curso para 3,75 polegadas. Estava disponível em carros Chevrolet até 1976 e, em Chevy e caminhões GMC até 1980. Bolt-on Upgrades
O motor de 400 polegadas cúbicas nunca foi destinado a ser orientado para o desempenho, mas ainda se tornou reconhecida como uma plataforma de alto desempenho muito capaz. Poucos completamente originais 400 motores existem hoje.
Tentar usar este motor em um aplicativo de performance, a primeira área a tratar é a afinação. Certifique-se de que os sistemas de ignição, combustível e refrigeração estão operando de forma otimizada. O sistema de arrefecimento é crítica, por causa do seu diâmetro de maior diâmetro, o 400 foi concebido com qualquer líquido de refrigeração que flui entre os cilindros. Como resultado, eles são propensos a danos causados por excesso de calor.
Cool-running, bem afinado 400 vai fazer um bom poder em forma de ação, mas muitos entusiastas preferem mais. As duas melhorias mais rentáveis são modificações no motor para o exterior. A primeira área de foco deve ser o sistema de escape. A fábrica de equipamento é projetado para uma operação silenciosa e confiável, mas é restritivo. Substituir a colectores de escape de ferro fundido com cabeçalhos de reposição e duplo escape vai melhorar potência e eficiência.
A próxima área a abordar é o sistema de combustível, especialmente do coletor de admissão e carburador. Nem todos os 400 motores foram originalmente equipado com um quatro cilindros (4V) carburador - mais uma vez, porque o desempenho nunca foi a intenção. Para aqueles que foram assim equipado, substituindo a fábrica de ferro fundido colector de admissão com um colector dual-plane aftermarket vai melhorar o fluxo de ar de admissão. O Rochester GM quatro cilindros spread-furo carb no motor 400/4V é adequada para aplicações de desempenho suave, mas o padrão de furo requer um bloco com o mesmo padrão. Se a substituição de um carb 2V e coletor de admissão, um coletor de 4V aftermarket e carburador será necessário. Estas duas modificações irão melhorar o fluxo de ar e pode aumentar a potência de saída de 10 a 20 por cento ou mais em gamas normais de funcionamento, a partir de repouso por meio de aproximadamente 5000 rpm, sem fazer o carro difícil de conduzir.
Note-se que a instalação de um sistema de indução que é projetado para o uso de alta rpm vai diminuir o poder low-end e desempenho global, a menos que você faça outras modificações substanciais.
internos Modificações
Outras melhorias de desempenho são mais complexas e exigem a desmontagem da peça (ou todos) do motor. Uma vez que este motor tinha uma faixa pretendida abaixo de 5.000 rpm, mais atualizações exigem mais pensamento. Em primeiro lugar, a árvore de cames originais é projetado para uma manutenção suave idle e baixa. Selecionar cuidadosamente uma árvore de cames aftermarket para fazer uma diferença significativa na produção. As alterações das cabeças de cilindro (portabilidade ou completa substituição com cabeças mais modernos) irá complementar a mudança árvore de cames. Essas atualizações podem fazer tanto ou mais de uma melhoria de desempenho como fazer as atualizações de entrada /saída.
Além destes upgrades "bolt-on/bolt-in", modificações internas para as bielas, pistões e virabrequim são essenciais. Os componentes internos de ações não foram projetados para uso de alta rpm e potência, por isso tenha cuidado ao planejar e selecionar partes. Configurado corretamente, no entanto, este motor é capaz de saídas muito mais elevadas do que 500 cavalos de potência.