A crise de combustível de 1970 e 1980 deixou uma lacuna na linha de produção da indústria automobilística americana. O tão adorado muscle car estava se tornando uma coisa do passado até Chrysler organizado "equipe Viper" para gerenciar design e produção, ea equipe introduziu a primeira geração do Viper em 1992. Desde então, Dodge saiu com uma segunda, terceira e quarta geração do modelo Viper. Estes carros esportivos e cupês, roadsters manter os entusiastas de carros em todo o mundo na ponta dos seus lugares enquanto esperam e assistir para ver o que virá a seguir. Primeira Geração
The Viper fez a sua primeira aparição pública em 1992, com a ajuda da Lamborghini, e 285 dessas alumínio V-10s foram produzidos. Capaz de fazer 400 cavalos de potência, completando o quarto de milha em 12,6 segundos, e fazer 20 milhas por galão, o carro de varejo sugerido é $ 50700, embora devido à alta demanda, o preço de venda real era muito maior. O Viper 1992 só foi oferecida em vermelho. O modelo de primeira geração foi produzida até 1995, com cores adicionais oferecidos.
Segunda Geração
O GTS-R vencer todos os seus concorrentes no 2000 Rolex 24 em Daytona International Speedway.
Em 1996, a segunda geração do Viper foi produzido, com melhorias significativas, até 2002. O carro veio equipado com o mesmo V-10, motor 8L com uma caixa de velocidades de seis velocidades. Capaz de fazer 415-450 cavalos de potência, o carro estava a aproximadamente 60 lbs. mais leves, para não falar mais rápido do que seu antecessor. Completando o quarto de milha em 12,2 segundos, o speedster chamativo virou cabeças e foi introduzido no mercado europeu. Chrysler se uniu com o grupo francês de corrida da equipe Oreca e criou o Viper GTS-R, um modelo de corrida que produzia 700 cavalos de potência. Maior façanha do GTS-R foi a sua vitória em 2000 a Rolex 24 em Daytona International Speedway.
Terceira Geração
A terceira geração do Viper, introduzido em 2003, foi drasticamente diferente dos Vipers mais velhos. A Lamborghini V-10 foi substituído com o Street e Racing Technology projeto (SRT). Cerca de 80 lbs. menos no peso e com o deslocamento aumentado para 8.3L, o SRT-10 se gabava de 500 cavalos de potência e completou o quarto de milha em menos de 12 segundos. O design exterior também foi alterada para dar ao carro ângulos mais acentuadas e abruptas.
Competição Coupe
rodeio produziu um Viper Competition Coupe, o SRT-10 Coupe, que incluiu um longe de street-legal gaiola, células de combustível e outras instalações de corrida (incluindo pneus de corrida). Não há sistemas de ar condicionado ou de aquecimento, aparelhos de som ou rádio, ou de outras partes do interior não são necessários na corrida. Apenas os motoristas com credenciais de corrida de verdade pode comprar o Competition Coupe.
Quarta Geração
2008 viu a introdução do modelo de quarta geração. Semelhante em muitos aspectos ao modelo de terceira geração, o deslocamento do motor foi aumentada para 8.4L. Corre-se o quarto de milha em menos de 11 segundos e pode fazer 600 cavalos de potência. A partir de 91.220 dólares, esta SRT-10 é o último dos Vipers: fabricantes anunciou que a produção cessará em 2010
.