A 1966 Nova Chevrolet fornecido com as alternativas de comercialização mais flexíveis de qualquer carro clássico na história da indústria automobilística norte-americana. Publicidade focada no '66 Nova como um veículo prático e econômico, com um senso de estilo. O mesmo veículo bem-educado rapidamente se transformou em uma máquina de alta performance com uma atualização do motor, criando o que a comunidade hot rod se refere como um "dorminhoco". Chevy II Nova
Começando em 1959, a Chevrolet começou a desenvolver um veículo de economia, conhecido como o Chevy II, para preencher um nicho entre os carros compactos e de tamanho normal. A Nova foi introduzido em 1961 como um Chevy Nova II, com o nome restante em Novas até 1969, quando o título Chevy II foi descartado. Hoje, muitos entusiastas automotivos irá se referir a Novas como Chevy II, como se os nomes fossem intercambiáveis.
Restyled para 1966
Nova Resource acompanha a história do Chevy Nova de '62 por 79, lembrando que a Nova "sofreu um restyling completo em 1966, em que muitos aficionados Nova considerar o exemplo mais desejável da marquise." A 1966 Nova assumiu um design de corpo mais elegante, perdendo o aspecto quadrado-off do '65 em favor do que passeio velho cita como "uma forma mais simplificada, procurando mais rápido teto nos tejadilhos."
corpo Opções
O '66 Nova foi oferecido com uma série de estilos de carroceria, incluindo o cupê de duas portas e sedan de quatro portas como um hardtop ou com a atualização conversível. O modelo perua estava disponível com duas ou quatro portas. O Sport pacote Super (SS) contou com um motor de seis cilindros padrão e atualizações estéticas foram oferecidos somente no modelo hardtop de duas portas.
Larry Artz, da Universidade Metodista do Sul, acompanhando a história da Nova, cita que "Cintos de segurança tornou-se equipamento padrão para a primeira vez este ano (em antecipação de reunião 1,968 mandatos)."
Opções de Energia
em linha de seis cilindros ( I6) e motores V-8 oferecidos pela Nova 1966 foram semelhantes aos do ano anterior, com algumas pequenas diferenças na potência de freio (BHP), ou seja, o poder de viragem que finalmente faz com que seja para as rodas. Muscle Car Club registra as ofertas de motores como: 194 I6 cúbico polegadas com 120 cv, 230 I6 cúbico polegadas com 140 cv, 230 polegadas cúbicas I6 with155 cv; 283 polegadas cúbicas V-8 with195 cv; 283 polegadas cúbicas V -8 com 220 cv;. 327 polegadas cúbicas V-8 com 275 cv e 327 polegadas cúbicas V-8 com a opção do motor L79 de 350 cv
Velho Passeio explica que a opção de motor L79, que dramaticamente maior potência estava disponível para a Nova apenas no ano de 1966. "O '66 Nova juntou os verdadeiros fileiras do muscle car, com a adição da opção de um ano L79, a 327 V-8 com 350 cv que lançaram a luz e poderoso Nova SS para um segundo quarto de milha 15,10." A opção L79 foi retirado da Nova, em 1967, para reduzir a perda de vendas em Chevy recém-lançado, e mais caras, Camaro.
Muscle Car Legenda
Chevy alta Revista desempenho melhor descreve a emoção para os fanáticos do carro do músculo. "Quando o novo '66 Chevy II acertar os showrooms, o mundo tomou conhecimento do desempenho. Esta muscle car recém-formados não só recorreu da Chevy 327 a puxar forte aceleração, mas também tinha uma vantagem distinta. Sob o novo folha de metal, quente -rodders encontrado opções de motores até 350 cavalos que estão sendo oferecidos em um carro que derrubou as escalas em várias centenas de quilos a menos do que a maior Chevelle. Foi o carro pequeno com grande desempenho. "