O último ano da segunda geração do Firebird Trans-Ams por Pontiac era 1981. Esta foi a época de maior carro do músculo, e depois de 1981 era um veículo menor. O modelo 1981 tinha transitado o carregador turbo a partir de 1980, o que era um pacote especial que pode ser adicionado a um Trans-Am. O carro foi marcado por uma protuberância na capa para abrir espaço para o turbo, que tinha apenas um prazo de dois anos. Turbo
O carregador turbo foi adicionado ao, 301 polegadas cúbicas do motor V-8 de 4,9 litros. Ainda assim, tinha apenas 210 cavalos de potência. Um turbo-charger comprime força a mistura de combustível e ar no motor para dar-lhe energia adicional. Sem o turbo tinha 150 cavalos de potência. O turbo também deu 245 pés de torque, ou poder puxar. A três estágios turbo monitor foi localizado no painel perto do velocímetro.
Havia apenas 2.000 desses veículos feitos, e foi usado como pace car da Daytona 500 de corrida NASCAR.
Motor
O motor era um V8 com levantadores de válvulas hidráulicas. Ele tinha uma relação de compressão de 8,8 para um. A Carburador Rochester quatro cilindros também impulsionou o poder. O diâmetro e curso era de quatro e três centímetros. Diâmetro e curso referem-se à largura do cilindro ea distância que ele percorre.
O carro foi avaliado com uma velocidade máxima de 114 quilômetros por hora, e pode ir de zero a 60 milhas por hora em sete segundos. O carro tem entre 11 e 14 milhas por galão de gasolina.
Trem de Força, Dimensões
A Trans turbo estou pesava £ 3.519. Ele tinha uma base de roda de 108 polegadas. A transmissão manual de três marchas era padrão com tração traseira. A quatro velocidades e uma automática eram opcionais. Pneus eram 205/75 R 15 polegadas pneus. O carro turbo tinha levantado letras brancas sobre os pneus. O carro em si foi de 198 centímetros de comprimento, 73 centímetros de largura e 49 centímetros de altura. A faixa traseira era de 60 centímetros de largura, enquanto a faixa da frente era 61,3 centímetros de largura.
Características
A Trans turbo-AM também tinha manchas especiais no carro observando a Turbo e Firebird logos dentro. O carro tinha padrão tapete vermelho, pássaro bordado em painéis das portas e assentos traseiros, painel de instrumentos iluminado, rádio display digital, pintura em dois tons e um teto T-Top com listras especiais.
Havia logos da NASCAR no pára-lamas dianteiros. O pacote especial também tinha ar condicionado personalizado e freios a disco nas quatro rodas eléctricas.