Nos Estados Unidos, "Hemi" é sinônimo de melhores músculos carros da Mopar dos anos 1960 e 70 - grandes motores V8 com grande potência e cabeçotes hemisféricos. Por outro lado do mundo, Austrália tinha o seu próprio "Hemi". Também fez por Mopar da Chrysler, que tinham muito pouco em comum com os clássicos americanos Hemi além do nome V8. Mas foi um grande motor --- um burro de carga, seis cilindros em linha com boa potência e economia de combustível --- não uma drag racer. Configuração e potência de saída
O 265 foi fabricado em várias iterações, com diferentes configurações de carburador e múltiplas, alterações à compressão, pistões e portos. Mas a configuração principal é o mesmo: um centímetro cúbico 265, em linha reta e seis com câmaras de combustão hemisféricas. Os blocos foram derivados dos mesmos em linha reta e seis blocos de motor da década de 1970. Alimentado por um carburador de um único barril, torque culminou com 273 lb-ft a 3.000 rpm e potência pico com 203 a 4.800 rpm.
Melhor Cabeça Fluxo
motores de quatro tempos são mais eficientes e ganhar mais energia quando eles têm um bom fluxo de cabeça . A mistura de gás-ar deve fluir sem obstáculos no interior da câmara de combustão, onde ele é comprimido pelo pistão, queimada, em seguida, expelido através da válvula de escape. Câmaras de combustão hemisféricas são uma forma de aumentar o fluxo de cabeça.
Combustão hemisféricas Câmara
hemisférica ou "hemi" câmara de combustão é aquele em que a parte superior da cilindro, ou na cabeça, é em forma de cúpula. Cabeças vem em uma variedade de formas internas. Alguns são parcialmente cúpula, alguns são planas e alguns têm cúpulas rasas. Em quatro tempos, as válvulas de admissão e escape frescos estão na parte superior da câmara de combustão. Isso significa que o fluxo da mistura de gás e ar entra no motor, em seguida, transforma-se por meio da válvula de entrada, que entra na câmara de combustão, os gases de escape, em seguida, passou-se passar através da porta de escape e para fora da entrada de gases de escape. Para olhar o perfil do fluxo, ele viaja em linha reta, em seguida, faz um U na câmara de combustão, em seguida, sai --- semelhante à forma de pia-trap. Seria fluir melhor se pode passar directamente através da câmara de combustão semelhantes às de um a dois tempos em que as portas são válvulas do lado das paredes do cilindro. As válvulas em uma cabeça hemisférica são angulares, por isso, essencialmente, o fluxo se move em linha reta através do hemisfério, mais como um dois tempos, aumentando o poder. Isto é referido como "cross-flow". O 265 Hemi, no entanto, não tem um projeto cross-flow como os V8 americanos tanto como admissão e escape portas estavam no mesmo lado da câmara de combustão.
Mopar
Mopar é uma divisão da Chrysler --- um dos "três grandes" fabricantes de automóveis dos Estados Unidos, que fabrica muitas marcas. O nome é uma abreviação de "peças do motor", porque Mopar é a divisão de peças. Não projetar e fabricar carros, faz com que os componentes. Assim, os motores da Chrysler, incluindo o 265 Hemi, são muitas vezes referidos como os motores "Mopar".
Valiant e outros carros com Hemi 265s
Chrysler Austrália é outro divisão da Chrysler. Na década de 1970, a Chrysler Austrália usou o 265 Hemi em sua versão do Chrysler Valiant, que empregava uma inclinação e seis. O motor altamente utilitário foi usado em uma variedade de veículos laborioso, como táxis, carros de polícia e outros veículos municipais, devido à sua durabilidade, potência razoável e relativamente boa economia de combustível.