O motor 428 alimentado o Mercury Cyclone a várias vitórias no circuito NASCAR em 1969 como a era dos muscle cars estava no auge. O 428 começou como um motor de corrida, mas foi disponibilizado para o público em uma versão de-tuned que ainda colocar mais de 300 cavalos de potência. Seria o último dos grandes motores para Mercury. Background Fotografia de
Enquanto a era dos muscle cars estava no seu auge, corridas de stock car também estava em ascensão. Mercury estava usando o Cyclone com um motor de 428, e para se qualificar para a NASCAR, ele teve que fazer o motor eo carro disponível para o público. O 428 era uma opção no Cyclone Spoiler pacote especial II. Os pacotes com este motor ou eram Cale Yarborough ou Dan Gurney especiais. Menos de 300 desses pacotes foram encomendados e feitos.
Motor Basics
428 Cobra Jet estava avaliado em 335 cavalos de potência, embora outras classificações de potência estavam disponíveis, dependendo do ajuste . O torque, ou força de tração, foi avaliado em 440 libras-pé. O furo e acidente vascular cerebral, do tamanho do cilindro e da distância que se desloca, foi de 4,13 polegadas e 3,98 polegadas. Um quatro cilindros down-projecto de carburador era o padrão, e sua mistura de combustível e ar foi comprimido a uma relação de 10,6 para 1 na ignição. O motor teve cinco rolamentos principais e tuchos hidráulicos.
Trem de Força
O trem de força ajudou o motor executar no seu melhor. Um automático de três marchas era padrão, e uma transmissão manual de quatro velocidades com um shifter chão-montado estava disponível. O diferencial era um tipo Hypoid e teve uma relação - quantas vezes o virabrequim gira para girar as rodas uma vez - era 3,5 para 1
A Cyclone tinha freios hidráulicos e suspensão estava em rótulas e independentes. molas. O Cyclone correu em 7,75 por pneus de 14 polegadas.
Dimensions, Desempenho
A Cyclone com o motor 428 foi dito ser capaz de acelerar até 60 quilômetros por hora em 5,5 segundos, e para completar o quarto de milha em 13,9 segundos. No Super-speedways em Talledega e Daytona, o carro foi se aproximando de 200 mph na competição.
O pacote especial tinha um nariz alargado, que acrescentou 19 polegadas para o carro, e aerodinâmica melhorada. Ele também tinha um spoiler traseiro. Com a adição, o carro foi de 202 cm de comprimento. Ele pesava £ 3.270.