A-sede no Reino Unido TVR fabrica conversível leves e carros esportivos cupê. Seu conceito de equipamento, um roadster extremamente leve compacto com um poderoso motor sobrealimentado antecede as Cobras AC lendários. Após os fundadores vendeu a empresa em 1962, TVR passou por uma série de posses. Desde 2004, a sua produção tem sido inconsistente. Origens
TVR Motors foi fundada em 1947 por Trevor Wilkinson, que surgiu com o nome TVR usando três cartas em seu primeiro nome. Seu primeiro carro foi construído em um Firebird quadro Alvis. Dois anos mais tarde, Jack Pickard juntou Wilkinson como um parceiro e os dois criaram um TVR totalmente nova construída sobre um chassi tubular com uma caixa de velocidades Morris e um motor de 1172cc. Eles criaram uma nova empresa chamada TVR Engenharia.
Construção
TVRs foram fabricados em estruturas tubulares com corpos de alumínio e depois com fibra de vidro. Para evitar pesados impostos britânicos sobre carros montados, até os anos 1970, a TVR foi vendido como um kit para viatura (o roadster aberto ou tourer). Estes carros eram movidos por reta de quatro, seis ou motores de oito cilindros.
Primeiros Anos
TVR Engenharia, eventualmente, tornou-se simplesmente TVR. Na década de 1950, a empresa estava usando motores de quatro cilindros da British Motors Corporation, Coventry Climax ou Ford. Versões de alto desempenho foram equipados com sobrecarrega Shorrock. Todos os deslocamentos do motor destaque de dois litros ou menos.
Proprietários Deixe
Em 1962, Wilkinson e Pickard se desligou da empresa para estabelecer uma empresa de engenharia de fibra de vidro. Enquanto TVR já tinha estabelecido uma filosofia de utilizar motores poderosamente supercharged em seus roadsters luz, novo proprietário da empresa, Jack Griffith, deu um passo além: ele decidiu imitar o popular AC Cobra, instalando um 427 polegadas cúbicas Ford V- 8 em um TVR Grantura, rebatizando-o de TVR Griffith.
Lilley Era
Martin Lilley assumiu a propriedade em 1965. Até 1981, ele produziu alguns carros finos, utilizando BMC, Triumph e motores Ford. Sua 2994cc Ford Zodiac motor V-6 permitiu a 1.967 TVR Tuscan bater zero a 60 mph em 8,3 segundos. Os GRPs Série M foram alimentados pela Ford Essex V-6, a Triumph 2500, o Ford Pinto quatro cilindros em linha e os Ford Cologne motores V-6.
Wheeler Era
Peter Wheeler comprou TVR em 1981, e até 2004 preferiu o poder TVR com motores V-8, incluindo a de 3,5 e 4,5 litros Rover V8, que originalmente eram motores Buick. Maior influência de Wheeler era o novo estilo dos GRPs, escultura projetos radicais para o Griffith, Toscana, Tamora, Chimaera, Sagaris, Typhoon e os modelos T350.
Hoje
A empresa foi comprada em 2004 por Nikolai Smolenski, mas a produção do TVR é quase insignificante. Em 2006, apenas três carros por semana estavam sendo produzidos. TVR sofreram demissões significativas de seus funcionários uma vez que o pessoal de 300 fortes. Produção mudou-se para Turim, Itália, em 2006, diluindo o seu pedigree britânico para a decepção dos fãs da montadora. Em 2008, Smolenski apresentou o novo Sagaris (consulte Recursos), mas nada de a empresa ter sido ouvido desde então.