No início da década de 1980, o carro esportivo de dois lugares nos Estados Unidos foi desaparecendo rapidamente. MG Britânico-construído sair em 1980 e Triumph estava em seu caminho para fora. A maioria das montadoras pararam de construir conversíveis e requisitos de segurança resultou em alguns carros projetados funky. Toyota queria preencher esse vazio, e, finalmente, competiu contra Mazda para criar um preço acessível, divertido de dois lugares para substituir os roadsters britânicos. A Toyota MR2 Spyder bater o Mazda Miata para o mercado em 1984. Origens
Os MR2 datas para 1976, quando a Toyota considera a construção de um sedan ou cupê, que seria divertido de conduzir. Como os engenheiros da Toyota brincou com o desenho do tipo de corpo e que de motor de usar, eles decidiram que uma transversal montado melhor visão da Toyota adequado de quatro cilindros. Quase por acaso, o projeto evoluiu para um de dois lugares em grande parte graças a estreita relação da Toyota com Norfolk, baseado em Inglaterra Lotus Cars Ltd. O apelido MR2 ficou para "mid-motor, tração traseira, dois lugares", seguido por "Spyder "Em um aceno para os modelos Ferrari Spider. Em vez de adotar a década de 1960 arredondado estilo que caracterizou os roadsters britânicos, o MR2 era todo de 1980 com afiados, linhas angulares fortemente influenciados pela arte do origami e algumas dicas de estilo do 1978 a 1981 Triumph TR8.
No início Versão
A estréia de 1984 MR2 contou com uma corajosa 122 cavalos-força 1.6 litros em linha motor de quatro cilindros que gerava 145 libras-pé de torque com um sistema de injeção de combustível do tipo L-Jetronic Bosch . Importações dos EUA tinha uma classificação de 112 cavalos de potência. O motor movido a MR2 de 0 a 60 mph em 8 segundos, e quarto de milha em 16,5 segundos. Sua velocidade máxima era uns impressionantes 122 mph, graças ao seu peso leve na calçada de 2.150 lbs. e curta distância entre eixos de 91,3 polegadas. Os primeiros modelos apresentados um removíveis T-top, listras laterais e pára-choques cor da carroçaria, juntamente com um interior de couro opcional. Potência transmitida às rodas através de uma transmissão automática de quatro velocidades. Em 1987, a versão MR2 SC chegou com um compressor do tipo Roots and Denso intercooler que impulsionou a potência para 145.
Peculiaridades
Os MR2s de segunda geração chegou em 1989. Eles foram mais pesados, mais poderoso e tinha abandonado completamente as linhas angulares da década de 1980 para um look mais suave. Sua distância entre eixos cresceu para 94,5 centímetros e seu peso subiu para £ 2.785. Embora a base do motor 2-litros produzidos 119 cavalos de potência, ainda havia as variantes mais potentes em desenvolvimento até 200 cavalos de potência ea versão supercharged opcional. Dada a nova dinâmica, o MR2 foi um sonho em curvas apertadas com manuseio ágil e aceleração excepcional. Mas os motoristas inexperientes tinha uma tendência a sobreviragem, empurrando o carro para dar uma volta em piso molhado. Toyota respondeu com a 1993 MR2 que veio com uma suspensão mais apertado traseiro, freios maiores, pneu traseiro mais largo e um perfil mais baixo.
Fim da produção
O MR2 tinha um 1984-2007 ciclo de produção. Em 2006, o motor padrão era de 140 cavalos-força 1.8 litros de quatro cilindros complementada por uma transmissão manual de seis velocidades. Ele tinha 170 libras-pé de torque que ajudaram a chegar de 0 a 60 mph em 7,9 segundo, com uma velocidade máxima de 130 mph. A distância entre eixos cresceu ligeiramente de 96,9 polegadas, mas o comprimento do corpo permaneceu consistente ao longo do seu ciclo de produção de 153 polegadas, que era de cerca de 1,5 centímetros mais curta do que o modelo 1984.