Carga vans fizeram sua estréia no início de 1960. Eles não foram projetados para estar na moda ou glamour, mas sim tinha um propósito muito utilitária - ou seja, para transportar carga. Os primeiros vans aparecer antigo aos olhos modernos, o que muitos acham atraente. Por esta razão, colecionadores de carros também vans olho da década de 1960, com juros, transformando-os em hot rods e máquinas personalizadas. Volkswagen Kombi
Volkswagen introduziu a Kombi logo após a Segunda Guerra Mundial, quando as forças britânicas e americanas ocuparam a Alemanha. Todos os modelos tinham um motor refrigerado a ar montado na parte de trás por trás das rodas traseiras. Antes de 1975, a Kombi tinha motor Volkswagen Beetle. A partir de 1975, os motores maiores se tornaram disponíveis. Modelos até 1967 tinha uma janela dividida em frente com um post meio central. Depois de 1967, tornou-se o pára-brisas de uma unidade de uma só peça. A partir de 2011, os coletores continuar a procurar a Kombi, e muitos podem ser vistos tanto como projetos de restauração ou como novo showroom. A principal desvantagem da Kombi centrada no fato de que o motor refrigerado a ar não poderia aquecer o interior em clima frio.
Ford Econoline
Ford introduziu o Econoline em 1961. O motorista se sentou sobre as rodas dianteiras, e tinha uma grande de uma peça pára-brisa. Até 1967, Econolines veio em dois tamanhos de motor - a 170 polegadas cúbicas e 240 polegadas cúbicas. Ford mudou a van, s styling corpo e suspensão dianteira em 1968, quando também começou a oferecer maior motores V-8, juntamente com o ar-condicionado. Até 1967, o Econoline tinha uma mola de dupla folha com uma suspensão de barra. Vans feito em 1968 e mais tarde usada uma suspensão I-feixe duplo com molas helicoidais.
Rodeio A-100
O Dodge A-100 entrou em produção em 1964, disponível como um captador com uma cama aberta ou como uma van de carga. O A-100 tinha um piso de nível - uma característica distintiva indicando os designers especificamente queria essa van para transportar cargo.It pesava £ 2.790. - Ligeiramente mais pesado do que a Ford ou Chevy van. Ele veio com um dos dois motores de seis cilindros em linha - ou uma unidade de 101 ou 140 cavalos de potência. Em 1965, um motor de 174 cavalos de potência V-8 se tornou disponível. A produção terminou em 1970 com a introdução do B-Series.
Chevrolet Vans
Chevrolet começou a produzir vans em 1961. Sua primeira van, o Corvair Greenbrier, tinha um motor refrigerado a ar pendurada nas costas muito parecida com a Volkswagen Kombi. O motor era um desenho plano-6, o que significa que tinham três cilindros em cada lado do cárter - bem como um motor de avião. Em 1964, a Chevrolet apresentou motores refrigerados a água, que se sentou entre os dois bancos da frente. Muitas das peças eram de carros e eram permutáveis com o Chevy II.