Nas províncias canadenses de British Columbia, Saskatchewan e Manitoba, seguro básico de automóvel só pode ser comprado de uma empresa de propriedade do governo provincial, que é a lei. A Empresa Pública de Lei do Seguro Manitoba está em vigor desde 1971, juntamente com uma série de regulamentos de apoio. Manitoba Public Insurance (MPI) é a empresa pública (a empresa Crown) que administra a Lei e fornece a cobertura de seguro automóvel obrigatório. De acordo com a Lei, o IPM não pode ser privatizada, exceto por um referendo em toda a província. Manitobans geralmente se referem a MPI, e qualquer coisa relacionada a ele, como "Autopac." Princípios Fundadores
No final da década de 1960, uma comissão nomeada pelo governo sondou o descontentamento público prevalente com o automóvel de propriedade privada companhias de seguros. O comitê recomendou que: o negócio de seguro automóvel ser administrado por uma única agência, pelo menos 85 por cento do dinheiro arrecadado os prémios ser devolvido aos segurados como reivindicações de pagamentos ou benefícios; cobertura básica obrigatória e ser universalmente disponível; centros de serviços ser amplamente disponíveis, eo governo proativamente promover a segurança no trânsito. Todos esses princípios foram adotados no Public Insurance Corporation Act Manitoba.
No-Fault Insurance
MPI compensa vítimas de acidentes de acordo com um cronograma muito detalhada que se relaciona com a compensação de a natureza da lesão ou perda de renda, independentemente de quem foi o responsável pelo acidente. Este método não-culpa de compensação é muito controversa: MPI afirma que evita o litígio desnecessário, visto que muitos vêem como um sistema basicamente injusto. A apólice, no entanto, pode recorrer ao automóvel Lesão Comissão independente Recurso de Compensação.
Que os críticos dizem
MPI tem sido criticado por não pagar qualquer compensação para a dor ou o sofrimento, porém sério. Além disso, MPI só compensa parcialmente a perda de renda por uma vítima de acidente, nem levar em consideração os aumentos de renda que ele teria ganhos em sua carreira pós-acidente. Se a vítima perde o emprego, MPI não iria conceder-lhe benefícios, como a visão ou odontológico, que ele poderia ter tido em seu trabalho no momento do acidente.
Cobertura Out-of-Província
MPI cobertura é válida em todo o Canadá e os Estados Unidos. No entanto, desde a cobertura de terceiros básico obrigatório é um reles $ 200.000, os motoristas são aconselhados a adquirir cobertura adicional, também disponível através de MPI, a pelo menos US $ 2 milhões quando viajar para os maiores províncias canadenses e ainda mais para o
EUA
Licença e da matrícula do veículo
MPI também administra os Drivers provinciais e Lei de veículos, o que significa que, ao contrário de empresas de seguros privados, ele registra veículos e emite licenças de motoristas. Obter a sua licença renovada e pagar o seu prémio anual é um processo de uma etapa perfeita. Existem mais de 300 agentes em todo MPI Manitoba.