Um radiador funcionando corretamente é vital para o desempenho do veículo. O superaquecimento pode ocorrer tanto em climas frios e quentes, e que pode causar mais danos ao motor e deixe um motorista encalhado. Embora cada carro marca e modelo tem suas peculiaridades particulares, há questões comuns - e respostas - sobre radiadores e sua manutenção adequada. O que causa um superaquecimento do motor?
Uma das principais causas de um radiador de superaquecimento é um nível adequado de refrigerante, que pode ser causada pela falta de manutenção adequada ou um vazamento do radiador. Outras possíveis causas incluem uma mangueira do radiador com defeito, um termostato não está funcionando corretamente, ou a tampa do radiador que não é apertada corretamente. A bomba de água roda solta também pode ser o culpado.
Quando é um motor muito quente?
Geralmente, os motores modernos, será considerado "cool" para temperaturas de até 220 graus Fahrenheit, que é quando anticongelante normalmente começa a ferver. Enquanto há outros problemas estão presentes, o limite de segurança pode se estender a 265 graus. Por causa dos materiais utilizados na construção de motores modernos, há menos margem para erro quando se trata de superaquecimento.
O que mais fazer para um superaquecimento do motor?
Quando um radiador superaquecimento, o motor vai perder potência e, finalmente, encerrar. Se o veículo é conduzido durante muito tempo ao superaquecimento, danos ao motor podem ocorrer, tais como soprar a junta do cabeçote ou anéis prejudiciais e pistões. Danificar os pontos quentes que resultam em queima irregular do motor também podem estar presentes.
Qual é o Mix anticongelante adequada em tempo frio?
Não há necessidade de encher o radiador com anticongelante em linha reta, a qualquer momento, mesmo no inverno. Virtualmente, todos os anti-congelantes são concebidos para uma 50/50 mistura de água e anticongelante. A única exceção seria em condições extremas, quando as temperaturas chegam abaixo de 34 graus Fahrenheit. Nessas condições, a quantidade de anticongelante pode ser aumentada para até 69 por cento.
Quais são os sinais mais comuns de má manutenção do radiador?
Um problema comum é não substituir os cintos e mangueiras, tal como recomendado pelo fabricante. Não rubor radiadores antigas podem resultar na sua obstrução e, eventualmente, o superaquecimento. Um termostato instalado incorretamente também irá resultar no sobreaquecimento do radiador, assim como vazamentos devido a mangueiras instalados incorretamente.