Exaustão do carro é a nuvem de gases, geralmente pouco visível, que sopra para fora dos escapamentos dos nossos carros. Trata-se o produto da queima da gasolina, e tem vários componentes. No motor
escape de um carro que a vida começa no motor, especificamente nos pistões. Durante o curso de potência de cada êmbolo, uma mistura de combustível e ar é rapidamente queimado. Isto produz uma combinação de calor, que é dissipada pelo radiador do automóvel, a energia mecânica, a qual é transferida para as rodas e alguns produtos químicos de resíduos, que são descarregados como escape.
A química básica
gasolina pura é uma combinação de produtos químicos de hidrocarbonetos, que são compostos feitos inteiramente de elementos carbono e hidrogénio. Quando a gasolina pura é queimado em condições ideais, o carbono e hidrogénio se combinam com o oxigénio do ar. Esta reação libera calor e converte os hidrocarbonetos em dióxido de carbono e água comum.
The Real World Química
Um motor realmente não queimar gasolina em ideal condições. Cada pistão executa um Power Stroke centenas de vezes por minuto, então há muito pouco tempo em cada ciclo de ignição para o combustível para queimar. Azoto atmosférico é queimado com a mistura combustível-ar e gasolina normalmente contém impurezas, tais como o enxofre. Isso resulta em uma química mais complexo para os gases de escape de automóveis. Carro de escape geralmente, contém dióxido de carbono, água, monóxido de carbono e de azoto ou de vários óxidos de enxofre. Os dois primeiros componentes são inofensivos. Os dois últimos podem causar problemas sérios.
Gases perigosos
Os poluentes no escapamento do carro, monóxido de carbono e nitrogênio e óxidos de enxofre, o impacto nos diferentes maneiras. Gás monóxido de carbono é o que faz exaustão do carro tão perigoso. Mesmo se for inalado em doses moderadas pode causar a morte. Óxidos de nitrogênio e enxofre combinar com outros gases na atmosfera para formar a chuva ácida.
Limpando o escape
Para amenizar os danos que os poluentes de escape pode causar, carros modernos estão equipados com um conversor catalítico. Este dispositivo "esfrega" o escape, forçando os gases em uma série de reações químicas secundário antes de serem liberados para a atmosfera. O monóxido de carbono é forçada a completar a sua reacção com o ar, tornando-se o dióxido de carbono. Óxidos de azoto e de enxofre são convertidos em compostos menos nocivos, e quaisquer hyrdocarbons não queimados são convertidos em dióxido de carbono e água. Não é um sistema perfeito, mas funciona razoavelmente bem.