Um espectrômetro de chama aquece os átomos de uma amostra a um estado animado e, em seguida, analisa o espectro emitido resultante para determinar a composição atômica da amostra. Definição
Espectroscopia é uma técnica utilizada para avaliar a concentração ou quantidade de um determinado elemento por meio da análise de comprimentos de onda emitidos por uma amostra animado.
Um espectrómetro é um instrumento usado em espectroscopia, medir as propriedades da luz ao longo de um certo espectro eletromagnético. No caso da espectroscopia de chama, o espectro analisado normalmente não incluem a luz visível.
Princípio básico
espectroscopia de chama, uma amostra é excitado por um queimador ou nebulizador /combinação de queimador, os electrões assim excitantes num estado de maior energia (também conhecido como "incandescência"). Estes electrões excitados emitem ondas de energia que são característicos da composição atómica do material. O espectrómetro examina o espectro emitido de ondas resultantes para determinar os elementos constituintes da amostra. Identificação adequada depende de comparação de padrões de espectro observado com padrões indexados já armazenados em algum banco de dados. Lembre-se: a quantidade que é medido em espectroscopia de chama é um nível de energia, não uma substância física
Tipos e elementos analisados
Existem três tipos de arquivos. chama espectroscopia: emissão atômica, absorção atômica e fluorescência atômica. Cada tipo de espectroscopia de chama requer métodos diferentes e particular. Por exemplo, em espectroscopia de absorção atómica, átomos são aquecidas até atingirem um estado à terra, e, neste estado fundamental absorver quantidades crescentes de energia como a concentração de um elemento de aumento, mas a espectroscopia de emissão atómica, a energia emitida por átomos aquecidos é medido . Independentemente do tipo específico, espectroscopia de chama é utilizado para medir a concentração de elementos metálicos.
Gases combustíveis usados em uma chama Espectrômetro
A maioria dos espectrômetros requerem um combustível gasoso para produzir uma chama "limpa". Combustíveis comuns incluem hidrogénio ou acetileno. Gases oxidantes comuns, necessários para a queima do combustível, são o óxido nitroso, oxigênio puro ou ar.
Sensibilidade
espectrômetros chama é capaz de analisar elementos metálicos na parte por milhão ou mil milhões de faixas de concentração. Em alguns casos, a detecção de concentrações baixas é possível, dependendo do elemento, do instrumento e dos métodos utilizados.