Apesar de todos os filtro de combustível executar essencialmente o mesmo trabalho, há uma série de variações na especialidade, e alguns projetos são melhores que outros. A maior variação está no tipo de material usado para o caso e meio filtrante, o que tem um impacto sobre a capacidade do filtro de pressão, capacidade de fluxo, qual o tamanho de partículas é capaz de filtrar e quantas vezes ele terá de ser back-lavada ou alterados. Casos
A diferença mais visível entre os filtros de combustível é o caso exterior, o que difere por finalidade ea localização do filtro. Os primeiros filtros de combustível eram unidades reparadas com um invólucro exterior de metal. Este projeto foi quase universalmente adotado por fabricantes de automóveis, mas a maioria retiradas da manutenção dos filtros, forçando o motorista a substituir toda a unidade.
Filtros de reposição aplicadas aos mais velhos motores carburados incluíram tanto plástico e vidro, o que deu o dono do carro a capacidade de verificar a condição do filtro, sem removê-lo. A maioria dos carros modernos usam casos exteriores de aço inoxidável ou galvanizado, que é necessário que os motores com injeção de combustível exigem pressões de combustível muito mais elevados do que os motores carburados.
Manutenção
Embora a maioria dos fabricantes vendem carros com filtros de combustível selados, unidades reparadas ainda são comuns em veículos a diesel, como plataformas de trator-reboque e equipamentos de construção. Filtros Serviceable unbolt partir de uma extremidade e permitir a remoção e substituição do seu elemento de filtro. Esta é uma característica importante para motores diesel, como combustível diesel pode engrossar e gel em condições extremamente frias. Diesel também muitas vezes exigem priming do filtro de combustível, se eles foram executados a seco.
Filtrar Elements
Três tipos básicos de elementos filtrantes existe. O filtro de combustível primário em muitos veículos utilizam um elemento de gaze de algodão, que flui bem e faz um bom trabalho de manter grande escala detritos como ferrugem, folhas e gravetos de danificar a bomba de combustível.
O próximo da fila é na maioria das vezes um filtro de papel crepe, que utiliza um elemento dobrado sobre si próprio muitas vezes para aumentar a área de filtragem. Filtros de papel pode pegar detritos menores melhor do que os filtros de gaze de algodão, mas ainda fluir bem e levar um longo tempo para entupir. É por esta razão que a maioria dos carros tem instalado um filtro de papel em algum ponto entre a bomba de combustível e do motor.
Filtros de tela de nylon muito finas ao mesmo tempo foram considerados adequados apenas como um filtro secundário (colocado em linha após o filtro primário), mas estão se tornando mais popular no segmento automotivo como primárias. Uma desvantagem tradicional de filtros de tela de nylon é que eles exigem freqüente de retrolavagem para remover built-up contaminantes, mas os filtros modernos têm circuitos de pressão que vai fazer isso automaticamente. Carros europeus mais modernos vêm tanto com filtros de tela de nylon reparadas ou não reparadas.