Entre os componentes do motor de combustão interna, alguns necessitam de ser ou ligado à parte superior dos cilindros. Tais componentes são basicamente válvulas de admissão e de escape e as velas de ignição. Uma cabeça de cilindro típico é um bloco de metal assento sobre os cilindros, com válvulas e velas de ignição para cada cilindro interno e vedada contra o corpo do motor principal, que contém os cilindros. Deste modo, a cabeça do cilindro contém as secções de topo dos cilindros. Os dutos de refrigeração também estão contidos dentro da cabeça de cilindro em motores refrigerados a água. Flathead cilindros Heads
Este desenho da cabeça do motor tornou-se comum em motores mais cedo devido a sua simplicidade. Ele apresentava as próprias válvulas construídos sobre os lados dos cilindros, em vez de na parte superior, com a parte inferior da cabeça de câmaras contendo as válvulas para a subir para permitir a admissão e de escape. A cabeça era essencialmente um único bloco de metal, sem quaisquer peças mecânicas, que fez a sua fabricação e montagem fácil. Este projeto também ofereceu mecanismos de resfriamento mais simples e melhor, mas acabou perdendo popularidade devido a limitações de desempenho graves como o fluxo de ar necessário um giro de 90 graus para entrar na câmara de combustão, resultando em compressão ineficiente e má combustão. Da mesma forma, outro inconveniente é o caminho de escape complicado, levando ao superaquecimento do motor, mantendo os gases de escape dentro dela por um longo período.
Overhead válvula (OHV) cilindros Heads
projetos cabeça Estes motores são encontrados em motores com blocos de cilindro contendo a árvore de cames. A cabeça dispõe de mecanismos de admissão e de ignição, bem como as válvulas, os quais são actuados para admissão e escape usando varetas mecânicas. Este projeto ajuda a conhecer algumas das limitações do projeto chata, resultando em melhor desempenho, mantendo o motor compacto o suficiente. A complexidade do sistema de cronometragem de carro também é bastante baixa devido à árvore de cames de estar localizado perto do eixo de manivela, uma pequena cadeia, ou de forma mais eficiente, um mecanismo de engrenagem direta conectá-los.
Overhead Camshaft (OHC) Motor Heads
Como destaque na comparação motor Datsuns, estes chefes, como o nome sugere, possuem um eixo de comando incorporado e são, portanto, mais complexa do que os tipos discutidos anteriormente. No entanto, isso elimina o uso de varetas para acionar as válvulas como a árvore de cames está localizado diretamente acima das válvulas e pode acionar diretamente. Estas cabeças vêm em duas versões: uma para comando de válvulas único cabeça (SOHC) motores, com uma árvore de cames construído na cabeça, e outro para cima eixo de comando duplo (DOHC) motores com duas árvores de cames na cabeça. Nesta última versão, um dos cames é responsável por controlar as válvulas de entrada de ar, enquanto o outro opera as válvulas de escape. OHC lidera também dispõem de várias válvulas por cilindro cabeças e moderno motor OHC possuem sistemas de comando de válvulas variável integrados para um melhor desempenho.