Vanadium Tratamento para combustível residual
Vanadium é um traço de metal óleo solúvel encontrada em todos os óleos combustíveis cinzas formadoras. Juntamente com o sódio, que não podem ser removidos no processo de refinação e tem um efeito corrosivo quando queimados a temperaturas elevadas, contribuindo para a formação de escória. Um certo número de estratégias têm sido desenvolvidos para minimizar estes problemas, incluindo tratamentos de combustível para reduzir o potencial de corrosão do vanádio, ligando-o com o magnésio, reduzindo assim a formação de incrustações de sal. Quanto
Segundo Kittiwake Developments, um provedor de serviços de monitoramento e testes, incluindo combustível e análise de óleo lubrificante (ver kittiwake.com), os níveis de vanádio encontrados em combustíveis residuais dependem principalmente da fonte de óleo bruto , com os da Venezuela e do México com os níveis mais altos. Embora a maioria dos combustíveis residuais de vanádio têm níveis inferiores a 150 mg /kg, o nível real também está relacionada com o efeito de concentrar os processos de refinaria utilizada na produção do resíduo. Alguns combustíveis têm um nível de vanádio superior a 400 mg /kg.
O Problema
corrosão e incrustação de alta temperatura pode ser atribuído ao vanádio e de sódio no combustível. Durante a combustão, estes elementos oxidam e formam sais de fusão semi-líquidos e de pentóxido de vanádio (baixo), que aderem às válvulas de escape e os turbocompressores. Na prática, o grau de corrosão e incrustação quentes são geralmente mantidas em um nível aceitável por meio do controle de temperatura, uma solução operacional e seleção de material.
Tratamentos
Além disso, os aditivos de óleo combustível foram desenvolvidos para controlar a formação desses sais. O pentóxido de vanádio apresenta um ponto de fusão de 670 graus centígrados e é corrosivo no estado líquido. Magnésio /óxidos de vanádio têm pontos de fusão elevados, em mais de 1.100 graus centígrados. Assim, uma estratégia de tratamento é adicionar magnésio de uma forma que irá vincular com vanádio, o que resulta no processo de combustão em uma cinza relativamente inofensivo.
Indústrias afetadas
indústrias que precisam de se preocupar com este problema são aquelas que dependem de óleos combustíveis pesados e /ou executar motores diesel. Mais significativamente impactada pelo problema são as instalações de geração de energia elétrica de propriedade de utilitários e linhas de transporte marítimo e de transporte. Motores diesel de automóveis são afetados de uma forma menor.
Resumo
Embora vanádio está presente em todos os óleos combustíveis mais pesados, o valor de qualquer óleo particular depende de onde o óleo veio e o processo de destilação foi submetido a um. Efeitos corrosivos do vanádio pode ser atenuado através de procedimentos operacionais e câmara de combustão de materiais escolhas e através da utilização de tratamentos que contêm magnésio.